Contra-ataque

Projetos em prol do esporte pomerodense

Propostas visam dar mais incentivo aos profissionais, bem como, aos atletas das fases iniciais.

29 de abril de 2022

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Esta semana, fui recebido pelo presidente da Funpeel, Zauri Martins do Nascimento, que me falou sobre dois projetos, de autoria do Executivo Municipal, que estão em fase de finalização.

Trata-se do Bolsa Técnico e do Bolsa Atleta Municipal, que visam dar mais incentivos aos profissionais de nossa cidade, bem como aos atletas, já nas fases iniciais.

“Ambos estão em processo final de redação, para que possam seguir à Câmara Municipal. Estamos apenas aguardando o aval do nosso Setor Jurídico, bem como, as últimas avaliações da nossa equipe técnica. Com certeza, serão duas ferramentas de valorização do nosso esporte”.

Segundo ele, o Bolsa Técnico vai mudar a forma de contratação de profissionais que estarão à frente dos projetos esportivos públicos. “Vai haver uma mudança em nosso quadro, pois, hoje, temos professores contratados para essas funções. Mas, a partir de agora, por conta da lei, são técnicos que assumirão essas vagas. Mediante a apresentação de projetos, que serão analisados por uma equipe técnica, dentro dos critérios exigidos, eles estarão aptos a atuar. Ou seja, será contemplado o projeto que se melhor adequar ao que a Prefeitura necessita”.

Os treinamentos continuarão da mesma forma, mas apenas a forma de contratação é que irá mudar, conforme Nascimento. “A lei pede isso, um técnico contratado. E também dará a oportunidade a mais professores de atuarem nos projetos municipais, desde que apresentem os critérios necessários”.

 

Foto: Divulgação

 

Já o Bolsa Atleta Municipal será voltado aos novos talentos do esporte, para que tenham um incentivo em suas modalidades, desde cedo. “Muitos chegam aos 16 anos e começam a ser ‘pressionados’ pela família, para que comecem a trabalhar. Com o incentivo municipal, a chance dessa evasão diminui, além de aumentar o seu desempenho, por meio deste reconhecimento”.

Conforme Nascimento, cada atleta terá critérios para que possa usufruir disso, em diversas categorias. “Teremos bolsas para iniciantes, de base e de rendimento, com diferentes valores. E dependendo da sua evolução, o atleta poderá acumular as bolsas municipal, estadual e, até mesmo, a nacional. Quanto maior o valor deste estímulo, maiores as chances de permanecer competindo pela nossa cidade e, consequentemente, levando o seu nome a um patamar cada vez mais alto”, completa.

 

Foto: Divulgação / PMP

 

Notícias relacionadas