Educação

Pomerode não tem data definida para o retorno das aulas presenciais

Plano Municipal de Contingência para o retorno das aulas presenciais deve ser finalizado até a próxima semana

10 de outubro de 2020

Em reunião do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 -Retorno às aulas no Município de Pomerode, realizada nesta quarta-feira, 07 de outubro, foi elaborada uma previsão de cronograma para as ações a serem realizadas para o retorno às atividades presenciais nas escolas da cidade. 

O Comitê, formado por representantes de todas as esferas de ensino existentes em Pomerode (municipal, estadual, particular, técnica e superior), professores, Sindicato, entidades e pais de alunos, inclui 37 pessoas e foi dividido em três grupos, cada um responsável por uma etapa das ações necessárias para o retorno das atividades presenciais no município.

Um dos grupos ficará responsável pela elaboração do Plano de Contingência Municipal para o Retorno das Atividades Presenciais, que é a primeira etapa a ser feita, já a partir desta semana. A elaboração deste Plano tem como base o Plano Estadual, definido pela Secretaria de Estado da Educação. De acordo com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, a intenção é finalizar o Plano de Contingência Municipal até a quarta-feira da próxima semana, 14 de outubro.

 

A partir de então, cada escola de Pomerode deverá elaborar um plano de contingência para a retomada das atividades, tendo como base a sua própria realidade e número total de alunos. Esse plano de ações e protocolos a serem adotados deve ser criado por uma comissão formada na própria escola e depois encaminhado ao Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19.

No Comitê, há uma nova comissão que irá receber e analisar os planos entregues, para avaliar se podem ser encaminhados à aprovação final, por todo o Comitê. Isso vale também para as escolas estaduais, que devem seguir o Plano de Contingência Municipal, da mesma forma.

“Caso o plano de contingência da escola seja aprovado pelo Comitê, a instituição terá um tempo para se preparar para o retorno, com o treinamento dos funcionários e teste dos protocolos propostos, como medição de temperatura, encaminhamento de alunos que apresentarem sintomas, por exemplo. Estamos trabalhando com um período de 10 a 15 dias para esta preparação, para só então a escola começar a convocar os alunos, conforme a capacidade estabelecida por seu protocolo”, explica o secretário de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Jorge Buerger.

Com isso, ainda não há uma previsão de data para o retorno às aulas presenciais em Pomerode, este retorno irá depender do andamento das etapas anteriores, citadas acima.

“Nossa cidade se antecipou a este movimento, pois temos um comitê organizado desde o mês de agosto. No dia 09 de setembro, foi publicado o Plano Estadual de Contingência e logo começamos os nossos trabalhos. Na quarta-feira, 07 de outubro, tivemos uma capacitação com o Comitê Municipal e agora poderemos elaborar o Plano em Pomerode, até a próxima semana. Caso os pais tenham alguma dúvida, peço para que procurem as escolas, pois os diretores saberão responder, ou então busquem uma fonte segura de informação, para que possamos caminhar na mesma direção”, finaliza o secretário.

 

Notícias relacionadas