Comunidade

Policiais Militares salvam recém-nascido engasgado em Taió

Bebê, com apenas três dias de vida, foi encaminhado ao hospital para avaliação.

14 de janeiro de 2024

Foto: Divulgação/istock

Policiais Militares em Taió salvaram a vida de um recém-nascido de apenas três dias de vida que se encontrava em uma situação de engasgamento, possivelmente configurando uma obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE).

A ocorrência, registrada no sábado, 13 de janeiro, teve início quando a guarnição foi acionada via Copom para socorrer a criança, cujo pai tentava  realizar a manobra de Heimlich, seguindo as instruções recebidas pelo telefone do COPOM.

No entanto, ao chegarem ao local, os policiais constataram que o bebê ainda apresentava sinais de cianose, indicando uma falta de oxigenação adequada.

Os Policiais Militares assumiram o controle da situação e iniciaram novamente a manobra de Heimlich. Colocando o recém-nascido de bruços sobre o antebraço, realizaram o tapotamento e as compressões torácicas com os dedos, mantendo a boca do bebê aberta e seguindo as orientações do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da PMSC.

Após duas tentativas completas, o recém-nascido chorou, indicando uma melhora significativa em seu estado de saúde e o retorno à cor normal da pele.

A situação foi estabilizada e, em seguida, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local e conduziu o recém-nascido, juntamente com a mãe, para uma avaliação médica mais detalhada.

 

Notícias relacionadas