Arquivos JP

Polícia Ambiental é questionada

A Polícia Ambiental de Blumenau, com jurisdição em Pomerode participou de uma reunião em nossa cidade, com a presença de 183 lavradores da região

19 de dezembro de 2019

A Polícia Ambiental de Blumenau, com jurisdição em Pomerode participou de uma reunião em nossa cidade, com a presença de 183 lavradores da região. O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, tratou basicamente de duas questões: a necessidade de revisão da legislação ambiental em relação às pequenas propriedades rurais  para que seja permitida a preparação de novas áreas de plantio e o aproveitamento de árvores maduras, inclusive o palmito.

Com relação a este segundo item os agricultores argumentaram que a realidade atual é insustentável: além do rigor da legislação ambiental, principalmente pela forma extremamente rigorosa com que o policiamento vem agindo, extrapolando em muitas ocasiões os limites legais de suas funções,  ladrões atuam durante à noite, sem neste caso, haver uma efetiva ação da Polícia Ambiental.

Como se sabe, a grande maioria dos lavradores são pessoas simples, sem grande escolaridade, que tem sua vida marcada pelo árduo e difícil trabalho na terra, que vai de sol a sol, não só no cultivo, mas também no preparo. São pessoas que, apesar de sua simplicidade, vivem para o trabalho sério e honesto, não merecendo assim serem tratados com o rigor que nem mesmo os marginais recebem  da polícia.

Ficou claro na reunião que todos os agricultores têm consciência de sua responsabilidade pela preservação ambiental, desde que haja coerência e bom senso da lei. Por estes motivos, a Câmara de Vereadores  iniciou a coleta de assinaturas de lavradores de todos os cantos do Município, para anexá-las a uma correspondência a ser encaminhada ao deputado João Pizzolatti, que já se comprometeu a levantar esta matéria em Brasília, não só na Câmara dos Deputados, mas também junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Os abaixo-assinados podem ser encontrados em Postos de Saúde, Sindicato Rural e outras entidades.

Notícias relacionadas