Arquivos JP

PISCICULTURA POMERODENSE BUSCA TECNOLOGIA TAILANDEZA

A tecnologia parte da utilização da plasticultura, com vistas de aumentar a temperatura média da água para 23ºC

19 de dezembro de 2019

O Secretário Municipal de Agricultura, Wilhelm Zilz, juntamente com o Agente Técnico da Epagri Nilton Provensi Machado e o produtor Valdir Krahn, estiveram nos dias 25 e 26 de Maio, em viagem de estudos visitando o Município de Rolândia no estado do Paraná, com a finalidade de conhecer e discutir as mais modernas técnicas na produção de alevinos de tilápias monosexo, a partir da utilização da plasticultura.

A tecnologia foi trazida da Tailândia pela fazenda Belmonte, já em 97 e nestes dois anos foi aperfeiçoada para as condições brasileiras.

A tecnologia parte da utilização da plasticultura, com vistas de aumentar a temperatura média da água para 23ºC, durante os meses mais frios do ano, onde a água em condições naturais gira em torno de em média 15 a 17ºC, o que faz com que a tilápia, pare o processo reprodutivo, com o aumento da temperatura da água a cada 45 em média as matrizes desovam, com a divisão em vários lotes a desova ocorre diariamente.

A tecnologia consiste ainda em coletar os ovos diretamente da boca das fêmeas de tilápias e levadas para incubação em laboratório em condições de água e temperaturas controladas, onde ocorre a eclosão e as larvas são alimentadas com ração enriquecidas com hormônio masculino.

Segundo Valdir Krahn, a viagem foi muito proveitosa, uma vez que possibilitou o acesso a tecnologias de ponta na área de produção de alevinos e que será aplicado na produção de alevinos em Pomerode.

Para o Secretário de Agricultura Wilhelm Zilz, é importante que para o desenvolvimento de tecnologias haja a parceria entre produtor, município e extensão rural.

Para o Agente Técnico da Epagri, Nilton Machado especialista em piscicultura, esta integração entre os diversos órgãos de pesquisa e assistência técnica bem como a iniciativa privada, é importante na medida que oferece solução para os problemas que diariamente surgem na agropecuária, e que a Epagri sempre será uma parceira no desenvolvimento e divulgação de tecnologias que permitam ao produtor ter um maior ganho e consequentemente um melhor nível de vida, e com isso manter o produtor no meio rural, com as mesmas condições do trabalhador urbano.

Já para a próxima safra a produção de alevinos no município adotará as mesmas tecnologias na produção de animais monosexos de tilápias, e com isso disponibilizar os mesmos o ano todo, e com isso viabilizar o empreendimento principalmente na entresafra.

 

Notícias relacionadas