Especiais

Osterbaum: Os verdadeiros significados que vão além da sua beleza e decoração

Tradição da Osterbaum está presente em diversas casas pomerodenses. Confira!

28 de março de 2024

Foto: Raphael Carrasco/JP

Quem passa pelo Centro Cultural de Pomerode, em mais uma edição da Osterfest, brilha os olhos ao ver a beleza da grandiosa Osterbaum, que tanto orgulha os pomerodenses, não só pelo recorde conquistado no Guinness World Records, mas também pela manutenção da cultura e preservar o verdadeiro significado da árvore de páscoa.

Esta tradição, segundo a cultura germânica, iniciou com os imigrantes alemães e no começo era de origem pagã. No século XX, ao longo dos anos, esta tradição começou a ganhar outros significados cristãos.

Os galhos secos representam a morte e o sofrimento de Jesus. Já os ovos coloridos, simbolizam à alegria da ressureição de Cristo. E, as casquinhas vazias, são alusivas à vida de Jesus e a renovação da mesma.

E, em Pomerode, a tradição ultrapassa os limites do Centro Cultural da cidade. Os moradores também preservam esta cultura germânica, dentro de suas casas, montando suas próprias árvores de páscoa e decorando a residência, em homenagem à data da páscoa.

É o caso de Elia Maske, que montou uma Osterbaum com casquinhas de oito aves diferentes. Esta história já contamos no Jornal de Pomerode e você pode conferir ou rever, clicando aqui.

E, por falar em Osterbaum, se você ainda não visitou a 16ª Osterfest, para ver de perto a maior árvore pascoal do mundo, com mais de 100 mil casquinhas penduradas, esta é a hora de dar uma passada no Centro Cultural de Pomerode.

A Maior Festa de Páscoa do Brasil se encerra no dia 31 de março, domingo de páscoa. O evento ocorre das 10h às 20h.

Notícias relacionadas