Política

Senado e Câmara votam adiamento das eleições 2020 para 06 de dezembro

Acordo entre parlamentares define que eleição poderá ser realizada no dia 06 de dezembro. Votação acontece no mês de junho

24 de maio de 2020

As lideranças partidárias do Senado e da Câmara entraram em acordo e irão votar em plenário o adiamento das eleições municipais deste ano para o dia 6 de dezembro. Nas cidades onde houver segundo turno, a data é 20 de dezembro.

A proposta do Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) de adiar as eleições foi aceita pelas lideranças partidárias do Congresso e deve ser votada em meados do mês de junho. O adiamento se deve à crise do novo coronavírus, onde as medidas sanitárias evitam aglomerações.

Para adiar as eleições, é preciso aprovar uma proposta de emenda à Constituição. São necessários os votos favoráveis de três quintos dos deputados (308) e senadores (49), em votação em dois turnos. Em tese, mudanças nas regras eleitorais só podem ser realizadas com um ano de antecedência. Como se trata de um caso extraordinário, e sobretudo causado por uma crise sanitária sem precedentes, os parlamentares calculam que não haveria objeção do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Luis Roberto Barroso, que na segunda-feira, 25 de maio,  assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, já admitiu a possibilidade de um adiamento na eleição em função do nov coronavírus.

Notícias relacionadas