Turismo

Rota do Enxaimel é indicada ao programa Melhores Vilas Turísticas do Mundo

Indicação será avaliada pela Organização Mundial do Turismo, no Marrocos.

13 de setembro de 2021

A Rota do Enxaimel foi um dos três destinos selecionados pelo Ministério do Turismo, para representar o Brasil no programa Best Tourism Villages (Melhores Vilas Turísticas) da UNWTO (Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas).

O projeto foi inscrito pela Associação Rota do Enxaimel, entidade formada pelos estabelecimentos turísticos da localidade e concorreu com diversos destinos do Brasil.

Na seleção, foram considerados aspectos como patrimônio cultural e histórico, Objetivos de Desenvolvimento Social (ODSs) da ONU e atividades rurais e tradicionais na localidade.

A Rota do Enxaimel é uma região em Pomerode tombada como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reunindo cerca de 50 casas construídas na técnica enxaimel, em uma paisagem considerada típica da imigração alemã, além de diversos atrativos turísticos.

O vice-presidente da associação, Ivan Blumenschein, explica a importância da indicação. “Esse reconhecimento pelo Ministério do Turismo corrobora o potencial turístico da Rota do Enxaimel e traz visibilidade para o destino”.

 

 

A associação foi fundada há apenas três meses, mas já conseguiu conquistas importantes, segundo Blumenschein. “Apesar de toda a beleza e história da Rota do Enxaimel, o local não havia se estruturado adequadamente para o turismo, e seguia pouco visitado. Estamos trabalhando para mudar este cenário, e em pouco tempo, já criamos um mapa turístico, um site interativo divulgando o patrimônio tombado e os estabelecimentos, além de firmarmos uma parceria com a Viacredi (Cooperativa de Crédito) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), para aporte de conhecimento e recursos para estruturação do destino. Os resultados já estão sendo percebidos”.

O objetivo da entidade, além de fomentar atividade econômica, é contribuir para a preservação cultural. “O turismo na região pode oferecer não apenas oportunidades e renda para muitas famílias, mas também sustentação econômica para manter a história e identidade, gerando recursos para que o patrimônio tombado e as tradições sigam preservados por muitos anos”, conclui o vice-presidente.

As outras duas localidades indicadas pelo Ministério do Turismo foram São Bartolomeu (distrito de Ouro Preto – MG) e Alberto Moreira (distrito de Barretos – SP).

A UNWTO avaliará os destinos inscritos pelos países-membros da ONU e o resultado será divulgado na Assembléia-Geral da entidade, em 24 de outubro em Marrakesh, Marrocos.

Notícias relacionadas