Turismo

Senado aprova criação da Rota Turística do Enxaimel, em Pomerode

Projeto é de autoria do Senador Jorge Seif e foi aprovado por unanimidade.

19 de março de 2024

Foto: Léo Laps

Foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira (19) no Senado o projeto de lei que oficializa a Rota Turística do Enxaimel, em Pomerode (SC). A votação ocorreu na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e tem caráter terminativo, ou seja, não precisa passar pelo plenário. Agora, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Caso aprovada pelo Legislativo e sancionada, a nova lei facilitará o acesso do destino a programas federais de desenvolvimento do turismo. O projeto é de autoria do senador Jorge Seif (PL). Na comissão, foi relatado pela senadora Ivete da Silveira (MDB).

Para o presidente da Associação Rota do Enxaimel, Rogério Siewert, a iniciativa é positiva para a localidade:

— É muito legal e importante esse reconhecimento político também. São portas que irão se abrir pra nós. Isso nos motiva cada vez mais em fazer um bom trabalho não só pra Rota mas pra cidade de Pomerode como um todo.

Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel foi reconhecida em 2021 como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2023, a entidade conquistou medalha de prata no Prêmio Turismo Responsável América Latina promovido pela WTM e também prata no Prêmio Nacional do Turismo.

Em abril deste ano, a rota em Pomerode foi certificada como um dos destinos mais sustentáveis do mundo. O selo da Green Destinations, na categoria prata, reconheceu a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados.

Como visitar

A Rota do Enxaimel fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No site www.rotadoenxaimel.com.br o visitante encontra mapa e informações detalhadas do roteiro.

Notícias relacionadas