Turismo

Parque da “NASA” em SC? Conheça o Space Adventure, novo parque temático de Balneário Camboriú

Parque terá maior acervo de itens originais da NASA fora dos Estados Unidos

12 de março de 2024

Foto: Divulgação

A cidade de Balneário Camboriú (SC) se torna lar do projeto com o maior acervo de itens originais da NASA fora dos Estados Unidos a partir de 14 de março.

A Space Adventure, uma atração com experiências imersivas que já conta com uma unidade em Canela (RS), reúne mais de 300 itens inéditos dos Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do ser humano à Lua. Os ingressos estarão disponíveis no site www.spaceadventure.com.br a partir de hoje.

Com uma área superior a 4 mil metros quadrados, o equipamento turístico no litoral mais famoso de Santa Catarina inclui telas interativas, salas imersivas e simuladores, como o que reproduz a decolagem à Lua.

A atração ainda conta com um planetário, localizado na parte externa do complexo e que pode ser acessado e visitado diretamente. Lá os visitantes ficam imersos na beleza e no mistério do cosmos, tudo com transmissão em qualidade 4K e um conteúdo desenvolvido em parceria com o renomado Museu de História Natural de Nova York.

“Além dos 300 itens originais e inéditos da NASA que estão contemplados na Space Adventure Balneário, como peças da sala de controle de Houston na década de 1960, mesas utilizadas nos projetos APOLLO entre outros; os visitantes poderão ter acesso a réplicas em tamanho real do módulo lunar que pousou na Lua; e a sensação de decolagem no espaço em uma sala 360º. Tudo isso dá a oportunidade para que o público conheça, a partir da nossa exposição, a história da exploração espacial e entenda de forma lúdica um pouco de como tudo funcionou”, conta Rafael Reisman, curador e idealizador do Space Adventure.

Durante a visita, o público também terá acesso a trajes espaciais autênticos, acessórios e partes genuínas de foguetes. Estrategicamente localizado na avenida das Flores, com acesso pela rua Acre (lateral), próximo à saída da cidade, ao lado da rodoviária e do Balneário Shopping, o espaço oferece fácil acesso e estacionamento.

“O parque se destaca pela abordagem única. Esse segundo parque Space Adventure, agora em Balneário, traz à tona nuances distintas do período espacial retratado no nosso parque em Canela. Os parques possuem acervos únicos e diferentes, por exemplo, enquanto no Rio Grande do Sul as mesas de comando remetem à missão APOLLO 14, em Balneário Camboriú o visitante é recebido por mesas da missão APOLLO 16, evidenciando o progresso tecnológico ao longo do tempo”, conta Rodrigo Prado, CEO do Space Adventure.

“Teremos experiências imersivas, um café temático, games com realidade virtual de última geração, e giroscópio para até 6 pessoas. Para o projeto em Santa Catarina, investimos cerca de R$30 milhões. Além de movimentar a economia local, estamos contribuindo para a geração de mais 120 empregos diretos na região”, completa Prado.

“Estamos muito contentes em trazer essa incrível atração, a Space Adventure para Balneário Camboriú, para unir lazer e educação. Este empreendimento será a quinta atração turística do Grupo Oceanic na cidade e esperamos contribuir ainda mais para o turismo e permanência de milhares de visitantes anualmente”, afirma Kiko Buerger, CEO do Grupo Oceanic. E finaliza ressaltando a importância do grupo para o turismo e economia de toda a região: “Conforme fomos trazendo atrações, o perfil do turismo foi mudando também. Hoje os turistas têm mais opções de lazer aqui, por isso permanecem mais tempo na cidade, usufruindo da infraestrutura do comércio, gastronomia, fazendo a economia girar”.

“A DC Set como grupo de entretenimento procura investir em projetos que promovam pontos de contato e experiências com uma cultura criativa, atrativa, mas também didática. No caso da Space Adventure, estamos na nossa terceira investida: Canela e Balneário, mas tudo começou com uma exposição itinerante em São Paulo desenvolvida por nós com uma etapa de produção direto nos EUA”, conta Rodrigo Mathias, CEO da DC Set Group. “Temos muito orgulho de recebermos a confiança da NASA para desenvolver os primeiros projetos fixos relacionados à história da viagem do homem à Lua fora do território norte-americano”, completa Mathias

Notícias relacionadas