Comunidade

Morador de Pomerode vence concurso de cervejas caseiras

Evento, promovido pela Associação das Cervejarias de Timbó, premiou a Paiú Bier, no estilo 4B Festbier.

29 de agosto de 2022

Foto: Divulgação

No último dia 20 de agosto, a Associação das Cervejarias de Timbó (Acerv Timbó) fez o julgamento das amostras do 1º Concurso Cervejeiro Caseiro. Ao todo, foram mais de 30 inscrições.

Quatro jurados avaliaram as cervejas recebidas, das quais foram definidas as três melhores do concurso. E a grande campeã foi uma produção pomerodense, no estilo 4B Festbier.

Rubens Costa Modesto, de 35 anos, produziu a Paiú Bier, em homenagem a seu falecido pai. Natural de Curuçá (PA) e morador de Pomerode há sete anos, Modesto iniciou no mundo das cervejas caseiras há cinco, por sempre questionar o porquê de uma cerveja ser diferente da outra.

“Iniciei uma pesquisa para estudar o processo de produção de cerveja caseira.

Pesquisei pela região e conheci um grupo chamado Cervejeiros Pomeranos, onde tive a honra de conhecer o Silvonei Fucks, um grande influenciador meu a entrar nesse mundo ‘sem volta’. Então, dei início a um curso presencial com os cervejeiros, onde aprendi o processo e tirei todas as minhas dúvidas”.

Com um ano de produção, Modesto se inscreveu em seu primeiro concurso em Pomerode, nível BJCP, no qual ficou em segundo lugar, no estilo Black Ipa.

 

Foto: Divulgação

 

“Esse prêmio me impulsionou a estudar e, cada vez mais, melhorar o processo. Tanto que, em maio deste ano, o proprietário da loja Brauer Geschäft, Gabriel Aidar, me falou sobre o concurso em Timbó. Logo fiz minha inscrição no estilo 4B Festbier e comecei mais este desafio. Entre vários testes, consegui fazer uma cerveja que chegasse ao meu agrado e mais perto do estilo Festbier. Aí, mandei para o concurso e deu certo”, comemora Modesto.

O primeiro colocado terá sua cerveja produzida pela Blauer Berg, cervejaria que sediou o concurso nesse ano. A produção acontece nesta quarta-feira, 30 de agosto e, depois, a bebida será comercializada na Festa do Imigrante, de Timbó.

“Para minha alegria, todo esforço e dedicação foram recompensados, com este título. Isso me estimula a melhorar cada vez mais”, finaliza.

 

Notícias relacionadas