JP Saúde

JP Saúde: Hidrocele: o que é e como tratar

Confira as informações da Coluna JP Saúde desta semana

31 de outubro de 2022

Foto: Envato Elements

A coluna JP Saúde desta semana irá abordar um problema de saúde masculino, que também necessita de atenção. Vamos falar sobre a Hidrocele, uma alteração relativamente comum para os homens, na região do escroto, sendo, basicamente, o acúmulo de líquido entre o testículo e a camada que o reveste.

Embora seja um problema mais frequente em bebês, também pode acontecer em homens adultos, especialmente após os 40 anos.

Normalmente, a hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade, desaparecendo espontaneamente principalmente nos bebês, sem necessitar de tratamento.

O urologista, Dr Raphael Lahr, explica que a Hidrocele pode começar com um acúmulo pequeno de líquido, mas que tem tendência a aumentar, com o passar do tempo.

“Com o aumento do líquido, é comum ter mais descoforto, em atividades cotidianas, como caminhadas ou exercícios físicos. Este aumento pode chegar a grandes proporções, mas é uma doença que nós chamamos de benigna, ou seja não é um câncer”, explica o especialista.

Foto: iStoock

 

Tratamento

Para os casos de Hidrocele, o tratamento é o cirúrgico, ou seja, é realizado um procedimento cirúrgico, com aplicação de anestesia, no qual é feita uma incisão na região, para a retirada do líquido. “Também no procedimento, buscamos garantir que não haja uma reincidência da Hidrocele”, afirma o Dr. Raphael Lahr.

O urologista enaltece, ainda, que caso o homem perceba qualquer alteração na região dos testículos, não deve hesitar em procurar o atendimento médico, para que seja feito o tratamento e encaminhamento adequados.

 

Clínica Vitalität

A Clínica Vitalität oferece um ambiente seguro e confortável, em uma estrutura renovada, com equipe multidisciplinar, formada por geriatra, especialista em medicina do esporte e urologista.

 

Contatos

A Vitalität Clínica Integrada fica localizada anexa ao Hospital e Maternidade Rio do Testo (sala 33)

Contato: 3304-8425 / 99703-0506

Vitalität Clínica Integrada (Facebook)

@vitalitat.clinicaintegrada (Instagram)

Notícias relacionadas