Especiais

Da dificuldade à realização profissional: Lunabela Suculentas é atração em Testo Alto

A Microempreendedora Individual Lurdes Hornburg encontrou nas suculentas uma forma de transformar a própria história

30 de setembro de 2023

Lurdes fez da sua paixão por suculentas o seu negócio e se tornou uma microempreendedora individual. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

Atualmente, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, Pomerode possui 4.868 empresas ativas. Destas, segundo o Portal do Empreendedor, 2.844 são de Microempreendedores Individuais (MEI).

Ainda segundo dados do Portal do Empreendedor, extraídos no início do mês de julho, 1.606 MEI’s são homens e 1.238 são mulheres.

Entre estas mais de 1,2 mil mulheres microempreendedoras individuais, está Lurdes Freitas Teixeira Hornburg, proprietária da Lunabela Suculentas, localizada em Testo Alto, na Rota do Enxaimel.

A empresa existe há dois anos e meio, após um convite da Associação Rota do Enxaimel, e foi no início do período da pandemia de Covid-19, em 2020, que a relação de Lurdes com as suculentas começou. O nome da empresa, Lunabela Suculentas surgiu a partir de um momento no qual Lurdes observou a Lua de sua casa.

E o negócio, o trabalho com as suculentas, foi uma forma de voltar a viver, após uma situação complicada na vida pessoal.

“As suculentas entraram na minha vida em um momento muito triste, para trazer alegria. Na época, eu estava me separando, meu casamento estava acabando e eu estava sem chão, sem saber o que fazer. Em meio a esta tristeza, uma amiga me convidou para ir a um viveiro de plantas com ela, para ajudá-la e também para eu me distrair, e naquele viveiro eu encontrei uma estufa cheia de suculentas. Observei uma senhora mexendo nestas suculentas e me vi fazendo aquilo”, conta Lurdes.

Neste mesmo dia, a empreendedora trouxe diversas mudas para casa e começou a sonhar com maneiras de transformar o espaço externo de sua casa e deixar o jardim o mais lindo possível.

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

“Lembro de ter me sentado em um banco e sonhado em como poderia transformar as coisas aqui, com as suculentas. Mas primeiro era algo para mim, não pensava em fazer disso um negócio. Então desenhei tudo e coloquei a mão na massa”, afirma.

Com a dedicação depositada neste objetivo de ter um espaço conforme sonhou, o jardim de Lurdes ficou ainda mais bonito do que ela esperava e começou a chamar a atenção da região. E assim surgiu o convite da Associação Rota do Enxaimel, fazendo com que Lurdes criasse uma Microempresa Individual para receber os visitantes, comercializar as suculentas e fazer parte do roteiro da Rota do Enxaimel.

Lurdes comenta que o sucesso do local foi uma boa surpresa, principalmente pelo fato de que, quando comprou as primeiras suculentas e começou a trabalhar no jardim, não pensou em transformá-lo em um negócio. Mas a partir do momento em que criou a Lunabela e se tornou um negócio, de fato, o crescimento foi rápido e a cada vez recebia mais público.

“Eu tinha um planejamento a longo prazo, mas como o desafio se colocou à minha frente, aceitei o que veio e passei a dar o meu melhor para oferecer uma boa experiência aos visitantes que vem comprar suculentas ou mesmo que querem apenas aproveitar o espaço. Eu adoro poder receber as pessoas e ver a alegria delas”, garante.

Foto: Isadora Brehmer / JP

“Resultado de empenho e trabalho diários”

Lurdes, no entanto, comenta que a decisão de empreender exige responsabilidade e, no seu caso, uma atenção praticamente integral.

Hoje em dia, ela trabalha fora de sua propriedade em três dias da semana, deixando a Lunabela Suculentas aos cuidados do filho neste período. No restante do tempo, Lurdes se dedica ao cuidado com as suculentas, com a propriedade e com os visitantes.

Além disso, segundo a empreendedora, quem tem um negócio próprio precisa estudar sobre ele, entendê-lo bem e amar o que faz.

“Empreender exige muita educação, perseverança, amar muito o que você quer transformar em um negócio, porque é difícil, existem os obstáculos. No meu caso, por exemplo, lido com o tempo, os fungos, além de precisar saber as particularidades de cada espécie, como cultivá-las, como mantê-las, como reproduzi-las, e tudo isso vem a partir do estudo. Lidar com plantas é uma escolha e é preciso ter muito amor, algo que eu tenho de sobra”, destaca.

Hoje, a Lunabela Suculentas possui 500 espécies de plantas, mas no mundo há cerca de 500 mil. Por isso, em seu tempo livre, Lurdes busca estudar cada vez sobre as suculentas. Tanto que, quando recebe visitantes que adquirem suculentas, procura ajuda-los com informações sobre cuidados, e particularidades de cada uma.

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

“As pessoas saem felizes daqui com a sua suculenta e com o conhecimento que busco passar a eles, sobre a criação. É uma satisfação poder ajudar as pessoas e transmitir uma energia boa a elas. Às vezes recebo pessoas com depressão e que precisam deste contato ao ar livre, com a natureza e fico contente pelo meu espaço, a Lunabela Suculentas, ajudar a trazer um pouco de alegria”, frisa.

Sobre ser empreendedora, Lurdes admite que se sente surpresa com ela mesma, pelo que já conquistou sendo MEI, mas reitera que não é uma questão de sorte e sim o resultado do seu trabalho e empenho diários.

“As oportunidades surgem e depende de você aproveitá-las ou não. Fui criada no interior, tenho apenas o segundo grau completo, mas sempre tive muita responsabilidade – algo muito necessário ao empreender, e conhecimento. O empreendedor precisa conhecer o seu produto, valor de mercado, demanda, além de ter educação financeira, porque o dinheiro ganho no negócio deve ser investido no negócio. Me sinto orgulhosa e realizada com tudo o que conquistei e da forma como cheguei até aqui”, finaliza.

 

A definição de MEI

Segundo o Governo Federal, MEI é a pessoa que trabalha como pequeno empresário ou pequena empresária de forma individual e, ao se formalizar, irá conquistar uma série de benefícios para facilitar o caminho ao sucesso.
Existem algumas exigências para que o empreendedor ou empreendedora individual possa se formalizar.

Uma delas é quanto ao faturamento, que deve ser no máximo de R$ 81 mil ao ano. Se a formalização for realizada em algum momento que não o início do ano, basta fazer as contas: o faturamento deve ser proporcional a R$ 6.750,00 ao mês.

 

Como abrir um MEI?

Em Pomerode, é possível realizar formalizar o MEI na Sala do Empreendedor, na Prefeitura Municipal, de forma gratuita.

Para isso é necessário comparecer com os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de residência ou contrato de aluguel no nome da pessoa, aplicativo do GOV.BR baixado no celular com a conta nível prata ou ouro. O horário de atendimento é das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

Além disso, também é possível realizar a abertura do MEI através do site www.gov.br/mei, clicando em: Quero ser MEI, Formalize-se, Entrar com gov.br.

Notícias relacionadas