Turismo

Associação Rota do Enxaimel participa de treinamento para conquistar selo de sustentabilidade

Para alcançar a certificação verde, o destino precisa atender a mais de 60% dos critérios estabelecidos pela organização

7 de fevereiro de 2024

Foto: Divulgação

Associados da Rota do Enxaimel se reuniram na segunda-feira para participar do primeiro treinamento do selo Green Destinations no Clube XV de Novembro, no Testo Alto. A certificação reconhece a excelência do destino por meio da gestão sustentável e auxilia no desenvolvimento turístico do local e dos estabelecimentos associados.

Para alcançar a certificação verde, o destino precisa atender a mais de 60% dos critérios estabelecidos pela organização, que compreendem temas como gerenciamento do destino, natureza e cenário, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e comunicação. Os selos poderão ser bronze, prata, ouro e platinum, a depender do nível dos critérios alcançados pelo destino.

A Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, negócios e as comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável mundo afora. O Programa de Certificação ‘Awards & Certification’ é reconhecido e acreditado pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations já certificou 122 destinos no mundo, seis deles no Brasil.

O próximo objetivo da Rota do Enxaimel é qualificar as empresas para certificá-las com o selo Green – Good Travel Seal. O selo é concedido aos negócios ligados ao turismo pelo compromisso com a gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança. Ao todo, serão oito encontros de capacitação com os associados para garantir a certificação do destino. O treinamento é feito pelo Instituto Del e, ao longo do período, vai abordar a sustentabilidade nas empresas por meio de práticas ESG que devem ser percebidas e destacadas nos negócios.

O custeio do programa foi feito pela Nugali Chocolates e tem o apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e participação da Andritz Separation.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas