Eleições

Zona eleitoral de Pomerode tem 889 novos eleitores em 2022

Jovens que completam 16 anos até a data da Eleição já poderiam fazer o título

12 de maio de 2022

Foto: Tatiane Hansen / Jornal de Pomerode

Em 2022, de 1º de janeiro a 05 de maio, foram solicitados 889 novos títulos de eleitor na Zona 055, que corresponde aos municípios de Pomerode e Rio dos Cedros. Com isso, são quase 900 eleitores a mais que poderão exercer o seu direito de escolha, no pleito deste ano.

Uma destas novas eleitoras é Melissa Adriele Mariano, de 15, que fez o título de eleitor neste ano. Segundo a jovem, que completa 16 anos no mês de setembro, ao pensar no próprio futuro e dos demais, ela acredita que ainda há muito a melhorar para que tenhamos mais qualidade de vida e, por isso, deseja exercer o seu direito de voto neste ano.

“Pensando no meu futuro e dos demais, percebo que a situação do país não está como deveria. Há muita coisa a melhorar para que possamos ter mais qualidade de vida e novas oportunidades de mudança. Então, fazer o título desde jovem, tendo consciência de como podemos reconstruir o futuro na nossa nação, é o que me motiva a participar das eleições”, afirma.

E para que os jovens estejam preparados para participar de uma decisão tão importante, Melissa acredita que é fundamental que estejam inseridos em um meio de informações necessárias para compreender o meio político. Neste sentido, o irmão, André Mariano, sempre foi um grande incentivador.

“Se você age de forma ativa, você se mantém inserido no meio de informações que são necessárias para compreender o básico do meio político e o que nós, enquanto população, teremos de mudanças e respostas ao longo dos anos. Sem essa participação, nos tornamos analfabetos políticos e acabamos nos tornando uma geração sem conhecimento algum sobre nosso futuro e aquilo que queremos para nossos pais, avós, amigos e filhos. E é muito importante ressaltar que todos os níveis de eleição são válidos, desde vereador, até presidente, pois todos influenciarão na gestão e cuidado do nosso país. Gostaria de apelar para que todos os familiares estejam atentos a isso e busquem auxiliar os mais jovens nesse processo. É extremamente decisivo para o futuro de nós, jovens, e também para os demais. Pois consciência política é o que gera a grande mudança que estamos esperando”, destaca Melissa.

 

Regularização título de eleitor

O prazo para que novos títulos fossem solicitados e para regularizar a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerrou em 04 de maio, mas muitos casos ainda não foram atualizados no cadastro eleitoral, o que deve ocorrer entre os meses de junho ou julho.

Para quem não transferiu o título de eleitor, a alternativa é justificar a ausência às urnas no município que estiver na data da Eleição ou, querendo votar, ir até a cidade onde vota.

A obrigatoriedade de votação é para os eleitores que tenham 18 anos completos na data da eleição, que em 2022 será o dia de outubro.

Notícias relacionadas