Estado

Vídeo: Outono chega com mais chuva e menos frio em Santa Catarina

Apesar da chegada do outono, o fenômeno El Niño, que é um dos principais indicadores de influência na variabilidade climática, ainda permanece. Entenda:

21 de março de 2024

Foto: Envato Elements

Às 00h6m da última quarta-feira, dia 20 de março, começou oficialmente o outono no hemisfério Sul.

A estação é  conhecida como transição do verão para o inverno e por isso, a tendência é que a estação comece com períodos mais quentes, intercalados por períodos mais frios que tendem a ficar cada vez mais frequentes, de acordo com a Defesa Civil de SC.

Apesar da chegada do outono, o fenômeno El Niño, que é um dos principais indicadores de influência na variabilidade climática, ainda permanece. Porém o El Niño  começa a perder intensidade, devendo chegar a uma Neutralidade Climática até o fim da estação.

Tradicionalmente  o outono  é um período com menos chuva se comparado ao verão, porém este ano elas devem ser mais frequentes que o normal. E como é uma estação de transição, os temporais também são mais frequentes, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

As temperaturas também devem ser menores, com avanço de uma frente fria já na entrada do outono, uma massa de ar fria a partir de hoje, quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, deve favorecer queda nas temperaturas mínimas durante o amanhecer, entre 10ºC e 15ºC em grande parte dos municípios catarinenses.

“Em abril, a tendência é que as temperaturas fiquem acima da média. Como teremos chuvas um pouco mais frequentes, as temperaturas não devem diminuir tanto. Isso não significa que não teremos  frio, mas ele tende a ser menos frequente. Em Maio, as temperaturas devem ficar próximas à média e como já é mais próximo do inverno, a tendência é que o frio chegue de vez”, diz a Defesa Civil de Santa Catarina.

Notícias relacionadas