Especiais

Vídeo: Nugali Chocolates conquista Prêmio Nacional de Inovação da CNI

Premiação ocorreu na noite desta terça-feira, 08 de março

9 de março de 2022

Foto: Fábio Volpe

A Nugali Chocolates, de Pomerode, conquistou na noite de terça-feira, 08 de março, o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A premiação ocorreu em São Paulo, após um rigoroso processo de seleção que começou com mais de 2 mil empresas inscritas. Pesaram a favor da Nugali o desenvolvimento de embalagens que reduziram em 75% o volume de plásticos emitidos e a criação de um tour de fábrica, onde visitantes conhecem em detalhes a produção.

A vitória foi na categoria Inovação em Produtos entre as médias empresas. Nesta Páscoa, a empresa lançou o primeiro ovo de chocolate com embalagem biodegradável do país.

“As embalagens dos tabletes e ovos de Páscoa são de difícil reciclagem, pois são feitas de diferentes polímeros e metalizadas. Decidimos encontrar uma solução sustentável, e foram mais de dois anos testando em nosso laboratório dezenas de materiais de diferentes empresas, até chegarmos a uma embalagem que protegesse o produto e fosse 100% biodegradável”, explica o diretor de produção, Ivan Blumenschein.

Além da inovação em chocolates, a empresa transformou cascas de cacau em produto. Elas são vendidas como adubo para jardinagem. Mais de 98% dos resíduos produzidos na fábrica são reciclados, reaproveitados ou compostados, feito que rendeu à empresa o certificado Lixo Zero.


Vídeo: Fábio Volpe
A Nugali nasceu inovando, em 2004. É a marca pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, controlando o processo desde o plantio do cacau até o consumidor final. Ela conquistou lugar no mercado brasileiro de chocolates superpremium, até então ocupado somente por importados. Um histórico de inovação reconhecido nacionalmente:

“A gente sempre fez uma coisa diferente, de uma maneira diferente, e continua fazendo nesses 18 anos. Agradecemos o reconhecimento por ser uma empresa num ramo de alimentos tão tradicional, mas que consegue fazer o produto e o processo terem uma visão inovadora. Obrigado ao time da Nugali”, comemorou a diretora comercial da Nugali, Maitê Lang, que representou a empresa no palco da premiação.

 

Embalagens biodegradáveis são um dos destaques da marca. (Foto: Silvio Klotz)

 

Páscoa na Nugali

Nesta Páscoa, o ovo Nugali Glückskäfer, o Ovo da Joaninha da Sorte, chega ao mercado embalado com materiais biodegradáveis. Ele é feito com o chocolate ao leite 45% cacau premiado em 2018 pelo International Chocolate Awards como o melhor das Américas.

Desde 2021, a Nugali abriu as portas para visitantes no Tour de Fábrica, localizado na Rota do Enxaimel, em Pomerode, que foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pelas Nações Unidas. São 40 minutos de visita autoguiada, com direito a experiências interativas e degustação. Consulte os horários de visitação em www.nugali.com.br/tour.

Notícias relacionadas