Especiais

Vídeo mostra cavalo-marinho dando à luz a mais de 300 filhotes em aquário de SC

Registro foi feito pela equipe técnica do Oceanic Aquarium

17 de janeiro de 2024

Foto: Oceanic Aquarium/Reprodução

Uma cena que viralizou nas redes sociais, na última terça-feira, dia 16 de janeiro.

A equipe do Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú, conseguiu registrar o nascimento de mais de 300 cavalos-marinhos da espécie Hippocampus reidi .

Pela primeira vez que a equipe técnica do aquário conseguiu filmar o momento final da gestação dos cavalos-marinhos, uma reprodução rara e diferente no mundo animal, onde o macho é o responsável por conduzir a gravidez, que dura aproximadamente um mês.

A espécie tem grande capacidade de se camuflar, podem mudar de cor para serem confundidos com o habitat onde vivem. Tem a cabeça mais alongada e os olhos pode sem mexer em direções contrárias ao mesmo tempo. Adultos podem chegar em média a 17cm de comprimento.
Os peixes vivem em um aquário exclusivo para eles no andar térreo da atração.

Os papais nasceram na Universidade Federal de Santa Catarina, portanto essa é a segunda geração da família desses cavalos-marinhos a se reproduzir e nascer sob cuidados humanos.

A gestação dura em média um mês, e apesar de na natureza outras espécies assumirem o papel de mãe, os cavalos-marinhos são a única em que o macho choca e dá luz aos filhotes. E não são poucos. Nascem em média de 300 a 500 de uma vez, como é possível ver no vídeo. Embora eles não possam ser soltos na natureza, a reprodução deles colabora na manutenção sustentável da população da espécie que vive no aquário.

De modo geral, assim como acontece na natureza, por ser grande a quantidade de filhotes, alguns não sobrevivem. Mas o esforço da equipe técnica agora está em fazer com que o maior número de filhotes sobreviva.

Confira o vídeo:

Notícias relacionadas