Especiais

VÍDEO: idosa viraliza após fazer terço com pedras tiradas da própria vesícula, em SC

Cirurgia para retirar as pedras da vesícula de Vanda foi realizada há 26 anos, em Florianópolis

5 de novembro de 2024

Foto: Reprodução/TikTok

Uma idosa de 90 anos se tornou um fenômeno nas redes sociais depois de compartilhar que usou as 62 pedras da vesícula retiradas em uma cirurgia para fazer um terço.

O vídeo, gravado pela neta, Letícia Martins, já acumulou mais de 3 milhões de visualizações até às 20h de segunda-feira, 04 de novembro.

Letícia, que mora em Florianópolis com a avó, sempre ouviu sobre o terço criado por Vanda Maria da Cunha Martins, mas só conheceu todos os detalhes da história após o vídeo se tornar viral.

A cirurgia para retirar as pedras da vesícula de Vanda foi realizada há 26 anos, em Florianópolis.

Letícia explicou ao Portal G1 que o procedimento não se limitou à retirada das pedras, mas à remoção completa da vesícula. Segundo ela, o médico anestesista era conhecido da família e perguntou se a avó gostaria de ficar com as pedras.

A ideia de transformar as pedras em um terço surgiu de uma amiga de Vanda, que a acompanhava no hospital. Após a cirurgia, as duas levaram as pedras para casa, onde as lavaram e colocaram em um potinho.

Letícia ainda conta que, a amiga de Vanda sugeriu fazer o terço, e assim elas o levaram a um ourives. As pedras não passaram por nenhum tratamento especial, além da limpeza caseira, mas não exalam qualquer odor.

A história de Vanda, que mistura originalidade e um toque de carinho familiar, conquistou milhares de internautas, gerando não apenas curiosidade, mas também admiração pela forma inusitada de preservar algo tão pessoal.

Vídeo: Reprodução/TikTok

Notícias relacionadas