Cultura

VÍDEO: grupos de jovens de Testo Alto e Testo Rega preservam a tradição dos “Stüppen”, em Pomerode

Na comunidade da Paróquia São Lucas, da região norte da cidade, jovens também mantém viva essa tradição.

5 de abril de 2026

Foto: Isadora Brehmer / JP

A tradição dos Stüppen, conhecidos popularmente como Stibas, é um dos costumes mais marcantes e singulares da cultura pomerodense, trazido pelos imigrantes alemães e pomeranos.

Os “Stüppen”, ou “Stibas”, são grupos musicais que percorrem as ruas durante a madrugada do Sábado de Aleluia para o Domingo de Páscoa. Eles realizam o que é carinhosamente chamado de “Serenata de Páscoa” para anunciar a Ressurreição de Cristo.

Na comunidade da Paróquia São Lucas, da região norte da cidade, jovens também mantém viva essa tradição. Os grupos da Juventude Evangélica de Rega (JER) e da Juventude Evangélica de Testo Alto (Jeta) se reúnem no Sábado de Aleluia, que antecede a Páscoa, para depois seguirem pela comunidade para anunciarem a ressurreição por meio da música.

Após esse ritual, costuma haver um momento de confraternização, onde os moradores costumam oferecer uma gratificação ou um lanche aos músicos antes que eles sigam para a próxima casa.

Veja mais sobre os grupos e a tradição, no vídeo:

Notícias relacionadas