Estado

VÍDEO E FOTOS: jovens ficam abraçados aguardando resgate, após ficarem ilhados em meio à “cabeça d’água”, em SC

O caso ocorreu neste fim de semana

27 de fevereiro de 2024

Foto: Marcos Lewe / ClicRDC

Um grupo de três jovens ficou ilhado em meio a um fenômeno conhecido como “cabeça d’água”, neste fim de semana, no Oeste de Santa Catarina.

O caso ocorreu em Chapecó, no domingo, 25 de fevereiro. Segundo informações do portal ClicRDC, um grupo de amigos tomava banho de rio, quando os jovens foram surpreendidos pelo fenômeno.

Ainda segundo as informações do ClicRDC, duas pessoas chegaram a ser arrastadas pela força da correnteza, mas conseguiram se salvar e saíram por conta própria do rio.

No entanto, outros três jovens ficaram ilhados, sobre algumas pedras, no meio do rio e precisaram esperar por pelo menos três horas até serem resgatados. Os três ficaram abraçados em meio à correnteza do rio, aguardando pelo resgate.

Segundo o cabo Giovani Pereira, do Corpo de Bombeiros, em matéria publicada pelo portal G1, os três jovens estavam em um local de difícil acesso, em um ponto distante da margem.

Os Bombeiros utilizaram diversas técnicas de resgate, com cordas, cintos e catracas. Um cabo fixado de um lado a outro, servindo como ancoragem, chamada de linha de vida, foi montada de maneira improvisada, com cordas.

É por meio deste cabo que o socorrista fica ancorado e também consegue ancorar as vítimas a serem resgatadas.

Confira o vídeo feito pelo repórter Marcos Lewe, do Portal ClicRDC, feito quando os jovens estavam ilhados e mostrando um pouco do resgate:

Vídeo: Marcos Lewe / ClicRDC

 

Foto: Marcos Lewe / ClicRDC

 

Foto: Marcos Lewe / ClicRDC

 

O que é a “cabeça d´água”

O fenômeno conhecido como “cabeça d´água” acontece quando o nível da água de um rio aumenta repentinamente, devido à chuva intensa na cabeceira de rios, que também intensifica correnteza.

Notícias relacionadas