Vídeo: Casal que quer entrar no Guinness por visitar cemitérios do mundo, passa por Pomerode
Conheça a história do projeto que inicia em novembro e deve seguir por cerca de cinco anos, em busca de curiosidades e dados sobre os cemitérios de todo o planeta

Foto: Paola Koglin/JP
Uma viagem longa com o objetivo de visitar os cemitérios do Brasil e de mais 17 países.
O casal Guilherme Lithg e Ana Lithg, naturais do Recife, decidiram pegar a estrada e mergulhar de cabeça no projeto “Coveiro pelo Mundo”, com uma Ford Ranger totalmente adaptada para os descansos durante a expedição.
E, eles resolveram dar uma parada em Pomerode para conhecer a cidade e é claro, aproveitar para visitar os cemitérios históricos do município.
A ideia do projeto começou quando Guilherme saiu de sua empresa, do ramo funerário, área em que atuou por cerca de 20 anos. Após conversas com a esposa, decidiram, então, criar o projeto de visitar cemitérios pelo mundo, com o objetivo de contar as suas histórias e curiosidades das mais diferentes culturas pelo mundo.
Até agora, eles já visitaram cerca de 31 países. Nestes casos, o casal alugava motorhomes para fazer a visitação por conta própria. E, pensando na grande quantidade de nações que foram visitadas, Guilherme e Ana decidiram tentar entrar para o Guinness, como o casal que mais visitou cemitérios no planeta.

Casal em visita cemitério Testo Alto I, que fica na Rota do Enxaimel. Foto: Raphael Carrasco/JP
Porém, para completar e validar o recorde, agora, precisarão visitar as Américas. Agora, com a Ford Ranger que será a casa do casal, eles irão visitar pessoalmente e presencialmente todos os cemitérios de todas as cidades com 100 mil habitantes ou mais, das américas. O projeto ficou estimado em 5 anos e meio, cerca de 127 mil quilômetros que serão rodados, em todos os estados do Brasil e mais 17 países.
Com isso, será feito um livro, chamado Cemitérios do Mundo. E Pomerode entrou no radar apenas pela visitação, já que o casal estava em Blumenau.
Porém, quando chegaram na cidade, ficaram sabendo da história dos cemitérios históricos do município e irão visita-los e fazer um registro sobre curiosidades, no livro que irá sair, no futuro.
“Nós tivemos uma grata surpresa quando chegamos em Pomerode. Ficamos sabendo que há cemitérios que possuem um valor histórico. E, realmente, ficamos surpresos e encantados com a manutenção e cuidado que o povo tem em preservar a memória de quem partiu”, comenta.
Para acompanhar a jornada do casal, basta acompanha-los no Instagram @coveiropelomundo e também pelo Canal do Youtube.
Confira também, a matéria em vídeo!