Estado

Vídeo: Bombeiros combatem incêndio em fábrica de Xaxim

Defesa Civil alerta para risco de intoxicação pela fumaça.

3 de setembro de 2021

Cerca de 20 bombeiros trabalham nesta manhã de sexta-feira, 03 de setembro, no combate ao incêndio a uma fábrica de embalagem em Xaxim, no Oeste catarinense. Por conta da fumaça, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que há risco muito alto de intoxicação para quem reside em três cidades da região. Sete pessoas precisaram de atendimento médico após o início das chamas.

Em um alerta, o órgão afirmou que produtos químicos liberados na atmosfera durante o incêndio podem ser transportados pelo vento. Os municípios em risco mais crítico são: Chapecó, Arvoredo e Seara. O risco é moderado para moradores de Cordilheira Alta, Paial e Itá.

O fogo começou por volta das 15h desta quinta-feira, dia 02. Nesta manhã, já houve redução das chamas, mas há pelo menos dois focos de incêndio persistentes no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há riscos para edificações vizinhas e os trabalhos seguirão ao longo do dia, com a chegada de novos socorristas.

Já foram utilizados mais de 500 mil litros de água e os bombeiros solicitaram apoio na força-tarefa de empresas privadas para disponibilizar caminhões para o transporte de água.

Segundo o tenente-coronel Marco Antônio Eidt, a área atingida pelo fogo é de cerca de 13 mil metros quadrados. Com a queda do teto de metal da fábrica, boa parte da matéria-prima, que é polipropileno (material combustível), ficou encoberta e o combate às chamas desta manhã se concentram no perímetro.

 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros


 

“É muito dificultoso o acesso. Na parte que foi possível acessar com as nossas equipes, já foi feito o combate. Existe em torno de 25% a 30% da área da empresa que estava em chamas que ainda está em chamas e é basicamente o local onde tinha a maior quantidade de matéria-prima”, explicou Eidt.

Dois servidores foram levados a um hospital da região com queimaduras. Outros cinco, segundo os bombeiros, receberam atendimento no local após inalar a fumaça.

A orientação da Defesa Civil é para que a população fique em casa, com as portas e janelas fechadas. Cerca de 250 pessoas estavam na empresa quando o incêndio começou. Pelos controles internos, todas saíram a tempo, segundo os bombeiros.

 

 

Incêndio

A fábrica faz embalagens de ráfia, sacos grandes para armazenar farelos e grãos. Segundo informações preliminares, o fogo começou em uma máquina de solvente – que ficava no coração do local – e se espalhou rapidamente.

A empresa Rafitec, atingida pelo incêndio, disse que ainda não tem detalhes sobre o que motivou o incêndio e que os “maiores danos foram materiais” e que “todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores”.

“O motivo do incêndio e maiores detalhes sobre os danos materiais ainda não foram devidamente elencados, o que faremos em avaliação posterior com auxílio do Corpo de Bombeiros e Técnicos de Segurança”, disse a empresa em comunicado.

 

Imagens: Alexandre Madoglio / NDTV


 

Íntegra da nota

“A respeito do incêndio ocorrido na Fábrica 02 da Rafitec Propex – Matriz Xaxim (SC), na quinta-feira, 02 de setembro de 2021, comunicamos que os maiores danos foram materiais e todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores. Tivemos alguns feridos, que estão recebendo todo o acompanhamento e o atendimento médico necessário.

Todas as medidas de segurança envolvendo Bombeiros, Policiais e órgãos auxiliares já foram tomadas visando conter o fogo e preservar as vidas.

O motivo do incêndio e maiores detalhes sobre os danos materiais ainda não foram devidamente elencados, o que faremos em avaliação posterior com auxílio do Corpo de Bombeiros e Técnicos de Segurança.

Agradecemos a todos que auxiliaram no combate às chamas, na orientação e atendimento dos nossos colaboradores. Assim que tivermos mais informações do parecer técnico, faremos novo comunicado”.

Fonte: Portal G1

Notícias relacionadas