Especiais

Valorizando a cultura e amenizando a saudade

Quadrilha Junina Carcará do Sertão, de Pomerode, reúne os apaixonados pela cultura de sua terra natal.

24 de junho de 2023

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Apresentar a cultura nordestina na celebração das festas de São João. Foi com este objetivo que surgiu a Quadrilha Junina Carcará do Sertão, hoje sediada em Pomerode e que reúne integrantes nordestinos, em uma celebração da sua cultura.

José Amilton Vieira da Silva, criador do grupo aqui em Pomerode, relembra que a Carcará do Sertão foi criada em meados dos anos 2000, no município de Neópolis (SE). O grupo reunia jovens que desejavam festejar o São João na Vila Operária Passagem.

“Eu já coordenava a Quadrilha Carcará lá em Sergipe. No entanto, desde que vim morar em Pomerode, em 2011, foi o fim da Quadrilha Junina Carcará do Sertão lá em nossa cidade. No ano de 2017, percebi que já tinha muitos conterrâneos morando aqui em Pomerode, inclusive ex-dançarinos e dançarinas, então fiz a proposta para eles e todos aceitaram de imediato participar dessa nova formação em Pomerode”, relata Silva.

O recomeço do grupo, agora em Pomerode, foi com apenas 18 integrantes, e o principal objetivo era aquecer os corações destes que deixaram suas raízes para viverem em Pomerode, principalmente na época dos festejos juninos, e também para apresentar a cultura nordestina à população. Hoje, a Quadrilha Junina Carcará do Sertão já possui cerca de 40 componentes.

O grupo será uma das principais atrações do Forró com Chopp, a festa junina promovida pela Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Esportes, Eventos e Lazer, neste sábado, 24 de junho. A apresentação está marcada para as 20h.

E para fazer apresentações dignas do amor dos integrantes por sua cultura, os ensaios são constantes. O grupo sempre se reúne aos fins de semana e o encontro vai muito além da necessidade de trabalharem a coreografia.

“É uma forma de aquecer nossos corações, matando a saudade da nossa terra e, assim, mantendo viva nossa cultura”, complementa Silva, coordenador do grupo.

No nordeste, a Quadrilha Junina Carcará do Sertão participava de diversos festivais, uma vez que era filiada à sede de Liga de Quadrilhas do Estado de Sergipe (Liquajuse). Inclusive, o grupo chegou ao nível máximo da Liga, ou seja, o grupo especial de quadrilhas juninas do estado, portanto, apresentações de estaque não são uma novidade na história da Carcará do Sertão.

 

Grupo existe desde 2017, em Pomerode | Foto: Divulgação

 

No entanto, a participação no Forró com Chopp tem um gostinho especial, pois é uma forma de viver todas as emoções desta época do ano, agora em Pomerode.

“O São João é a época do ano mais esperada pelas pessoas que participam de quadrilhas juninas. É o ano inteiro de preparação para as apresentações, com os ensaios, as coreografias ritmadas, o figurino e o tema para o espetáculo sair perfeito. Espero um espetáculo emocionante onde todos os envolvidos possam se divertir e festejar junto ao público”, afirma o coordenador.

 

Emoção a cada passo

E quem faz parte da Quadrilha Junina Carcará do Sertão não esconde o orgulho em poder demonstrar toda a beleza da sua cultura, em cada apresentação.

Eline da Silva Santos, auxiliar de classe, e Sávio Lima de Aquino, auxiliar de produção, interpretam os noivos na coreografia da Carcará do Sertão e afirmam que o grupo é praticamente uma segunda família e que é impossível conter a emoção quando estão mostrando um pouco da cultura da sua terra.

“Faço parte da Carcará do Sertão desde os nove anos de idade. Como o presidente da Junina era meu tio, ficou mais fácil fazer parte dela. É sempre um grande prazer fazer parte da Carcará do Sertão, a saudade estava grande esse ano, já que, por causa da pandemia ficamos sem nos encontrar. A cada apresentação, o coração fica acelerado, é uma explosão de sentimentos. E neste ano estamos muito felizes em poder mostrar um pouco da nossa cultura, aqui em Pomerode e na região, está sendo uma experiência única”, comenta Eline.

 

Eline e Sávio interpretam os noivos na coreografia da Carcará do Sertão | Foto: Divulgação

 

“Há seis meses estou junto com a Família Carcará do Sertão e, já neste ano tive um desafio em poder coreografar toda dança, junto com o grupo. Nos dias das apresentações, o coração fica a mil, ali passamos todo esforço para o público, o brilho das nossas vestes, o sorriso no rosto, a dança, que é uma forma de passar a mensagem ao público, principalmente aos que ainda não tiveram oportunidade de ir ao nordeste. É uma chance de sentir um pouco do forró maravilhoso que tem lá, e também uma forma de quebrar preconceitos entre o nordeste e o sul. Nossas apresentações são para mostrar a nossa cultura, nossas raízes, nossa fé”, completa Aquino.

Eline afirma, ainda, que a Carcará do Sertão permite amenizar um pouco da saudade que sentem de pequenos detalhes da sua cultura, especialmente nesta época do ano.

“A época de Festa Junina é linda no nosso nordeste. Nós, da Junina Carcará do Sertão, estamos lisonjeados em poder mostrar um pouco da nossa cultura através da festa Forró com Chopp. Queremos agradecer por todo apoio da Prefeitura, que para nós, está sendo muito importante e especial. Vamos passar para o pessoal de Pomerode, com muita alegria, nossa cultura, nossa culinária, as cores, as coreografias. Essa festa será maravilhosa. Venham se juntar a nós vai ser ‘pra lá de animado sô’”, convida Eline.

 

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Por fim, o coordenador do grupo e criador da Carcará do Sertão em Pomerode, destaca que a palavra “felicidade” resume bem o que o grupo representa para si e também para os outros integrantes.

“‘Felicidade’ em ter cada um aqui na Quadrilha Junina Carcará do Sertão, que tem uma história lindíssima com a cultura nordestina e que estamos pleiteando juntos para o seu desenvolvimento. Me sinto muito feliz em servir de referência para essa equipe, ter essa troca de informações e conhecimento, mostrando o atendimento da cultura, e saber que o nosso planejamento está no caminho certo e que tem tudo para crescer, pois sei que isso nos fortalece como grupo”, finaliza.

 

Notícias relacionadas