Uma decoração natalina sustentável
Morador de Pomerode monta árvore de Natal com rodinhas de bicicleta, na área externa de sua casa.
Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode
Reutilizar. Essa palavra é frequente na vida do morador do bairro Testo Rega, José Laudelino Hutter.
Há seis anos, Hutter trabalha com venda de reciclados e, além de atuar com isso, gosta de reutilizar e reaproveitar muitas coisas que são jogadas fora. E, com esse pensamento sustentável, resolveu criar uma árvore de natal diferenciada, com rodinhas de bicicleta.
Tudo começou quando um dos seus vizinhos queria se mudar. Este, era proprietário de uma bicicletaria e havia muitas que o mesmo queria desfazer. Com isso, Hutter perguntou se ele queria vender para que ele pudesse fazer um “pinheirinho” natalino.
Com o material já separado, ele e a família iniciaram a montagem da árvore. A estrutura tem como base um tronco de madeira e a base conta com rodas de ferro para a sustentação dos arames que seguram as rodinhas de bicicletas infantis. A estrela, que fica no topo, também foi feita com uma rodinha de bike, que foi cortada no formato estelar.
Ao todo, a árvore possui cerca de quatro metros de altura e conta, também, com iluminação de LED, encantando e atraindo a curiosidade de quem passa pela rua. Hutter conta que não sabe precisar a quantidade de rodinhas utilizadas mas estima que mais de 200 tenham sido usadas, na decoração da árvore.
O trabalho levou cerca de dois dias. O morador de Pomerode conta que essa montagem acabou sendo uma “terapia”, já que estava com alguns problemas pessoais e utilizou o trabalho com a árvore para se ocupar.
“Por conta do estresse e outras questões, isso foi um impulso para que eu pudesse fazer a árvore. Quando estou trabalhando com isso, acabo ocupando a minha mente e me distraindo. Posso dizer que foi um momento em que pude deixar de lado, um pouco, esses problemas e fazer algo que me deixasse melhor. E, a montagem da árvore foi essencial para isso. Com certeza fiquei muito melhor e disposto após a montagem da árvore”, comenta.
Hutter comenta que a ideia, no ano que vem, é fazer algo maior. Mas, para isso, gostaria de contar com a ajuda de mais pessoas, para que a árvore pudesse ser exposta em um lugar com mais visibilidade, para passar a mensagem de que a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais podem ser usados a favor da sociedade.
“Como eu trabalho com reciclado, a gente acaba vendo que ainda há muito descarte incorreto. Isso vemos quando dão chuvas que alagam as ruas e tudo mais. Eu gostaria de fazer algo maior e que a comunidade pudesse, também, pegar junto, para que possamos ter mais consciência e mostrar que há muito material bom que pode ser reaproveitado e utilizado. Quem sabe, ano que vem, possamos colocar a árvore em um lugar público, onde as pessoas podem ir lá tirar uma foto e ver que foi feita com materiais reciclados. Fora que, é muito legal ver que a comunidade se envolva nessa questão da sustentabilidade, o que faz com que possamos ter um mundo melhor”, comenta.
Em relação ao Natal, Hutter comenta que a data representa muito para a família.
“É um momento único do ano. Momento que a gente agradece a tudo, pela vida que temos. Também, é aquele dia que reunimos a família toda. E, poder fazer uma decoração natalina, com algo que está muito próximo de mim, há cerca de seis anos, também é muito gratificante”, comenta.
A importância da reciclagem
A reciclagem é um processo através do qual materiais que se tornariam lixo são desviados para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de bens feitos anteriormente com matéria-prima virgem.
Em Pomerode, ao todo são recolhidas 430 toneladas de resíduos por mês no município e 70% é orgânico e outros 30% recicláveis, índice muito maior que a média nacional.
O processo de reciclagem impacta diretamente o meio ambiente, reintroduzindo na cadeia produtiva itens com potencial de reaproveitamento que seriam descartados. A reciclagem serve para dar nova vida aos resíduos, evitando o desperdício, o impacto ambiental e os problemas sanitários. Com a reciclagem, um material que foi jogado na lixeira reciclável pode virar o mesmo produto ou ser transformado em algo com outra utilidade.
O processo de reciclagem é o método mais limpo e eficiente para tratar os resíduos. Já na parte social, ele é essencial para sustentar famílias que dependem da venda desses itens. Faça sua parte e recicle você também!