Uma década de uma amizade especial
Grupo de amigos que se conheceu em 2012 mantém contato frequente e comemora 10 anos de amizade fortalecida, mesmo em estados diferentes
Oktoberfest 2022. (Foto: Arquivo pessoal)
Uma amizade cultivada por 10 anos, mesmo com a distância de centenas de quilômetros. Cedrik Buerger Neumann, Helena Sophia Strauss Mohr, Matheus Jaensch e Natália Carin Petry se conheceram em 2012, em um intercâmbio entre as escolas Instituto Ivoti e Colégio Sinodal Doutor Blumenau, realizado anualmente com as turmas de 9ª ano de ambas as escolas.
Na época do intercâmbio, o grupo passou muito tempo junto e trocou contatos de MSN, aplicativo muito utilizado na época, para seguirem conversando. “Desde então, mantivemos contato pelas redes sociais e ligações de vídeo, e nos encontramos praticamente todos os anos, em lugares e momentos variados”, contam.
Desde então, a amizade se manteve firme, ano após ano, o grupo encontrava uma forma de realizar um encontro. Nos anos de 2015 e 2016, devido ao processo de formatura no ensino médio e ingresso no ensino superior, e em 2020, devido à pandemia, não foi possível que os quatro amigos se encontrassem, mas nos últimos anos, este encontro presencial ocorreu, no mínimo, uma vez ao ano, às vezes até duas, normalmente em janeiro e/ou outubro.
“Os encontros durante o ensino fundamental e médio se deram em sua maioria por eventos escolares, visto que frequentamos escolas da mesma rede de ensino, mesmo que em estados diferentes. Os encontros atualmente acontecem principalmente em feriados e/ou férias, um dos poucos momentos que conseguimos conciliar os compromissos do cotidiano de todos. Costumamos ir à praia juntos, e desde 2017 fomos a todas as edições da Oktoberfest de Blumenau e em todas as edições da Festa Pomerana, exceto a de 2020”, relatam.
Pode parecer uma tarefa simples, mas conforme o tempo passa, nem sempre é tão fácil promover a reunião de quatro pessoas, que vivem em estados diferentes e que constroem as suas vidas, cada qual a seu modo.
Os quatro amigos contam que, inicialmente, a distância foi um dos principais desafios, mas a tecnologia sempre foi uma importante aliada, para que contato não se perdesse. Hoje, um dos principais desafios é conciliar a “vida adulta” de cada um, pois residem em três cidades distintas, Pomerode, Florianópolis e Novo Hamburgo, e seguem carreiras profissionais muito diferentes (um advogado, um fotógrafo, uma assessora de investimentos e uma enfermeira).
“Mas, atualmente, contamos com a possibilidade de contato frequente por meio das redes sociais – temos um grupo no Whatsapp pelo qual trocamos mensagens e novidades semanalmente. Nossa vida pessoal e rotina profissional sempre demandam um planejamento antecipado e muito bem calculado de nossos encontros, neste momento”, relatam.
Mesmo assim, nunca faltou empenho para que o grupo conseguisse, ao menos uma vez por ano, ter um encontro presencial, para manter os laços de amizade fortes e cada vez mais duradouros.
“Para nós, manter essa amizade após 10 anos representa o verdadeiro significado de amizade: que independente de tempo, distância e circunstâncias da vida, ela se mantém – seguimos nos divertindo juntos, apoiando uns aos outros cada qual em sua jornada e construindo novas memórias ao longo desses anos”, finalizam.