Especiais

Um século de quem ajudou a construir Pomerode

Primeira escola com Ensino Médio e o hospital de Pomerode, são duas das principais ações do Pastor Edgar Liesenberg, que viveu para disseminar amor e conhecimento

16 de agosto de 2018

No dia 13 de agosto de 1918 nascia, em Blumenau, Edgar Liesenberg, primogênito de Edmund e Paula, nascida Paupitz. O homem que fez história em Pomerode e deixou um legado em áreas como saúde e educação, viveu sua infância e adolescência no bairro Itoupava Norte, quando descobriu sua vocação ao pastorado. “Meu pai sempre foi muito dedicado. Estudou até o quarto ano do primário e, depois, foi ajudar meu avô nas terras, olaria e demais atividades. Quando estava no ensino confirmatório, o Pastor o incentivou a finalizar os estudos e, então, cursar Teologia. Foi o que fez”, explica o filho, Eckart Liesenberg.

Durante sua vida universitária, eclodiu a Segunda Guerra Mundial, que gerou grandes mudanças nos hábitos das comunidades de imigração alemã e italiana. Mesmo que ainda não tivesse finalizado o curso de Teologia, mas sendo um dos poucos pastores luteranos a falar o português, Liesenberg se viu atravessando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para pregar. “A Igreja Luterana recorreu aos estudantes, em São Leopoldo. Com isso, meu pai viajou longos percursos para visitar as comunidades sem atendimento pastoral regular. Em certa ocasião, após realizar a pregação em alemão, teve seus livros de literatura teológica queimados sendo, inclusive, preso durante três dias”, revela o filho. O motivo da prisão foi o canto de hinos religiosos em alemão, dada a falta de hinários em língua portuguesa naquela localidade. 

Com o término da Guerra, as restrições foram sendo afrouxadas e, aos poucos, a normalidade da vida das comunidades foi reestabelecida e levantadas às severas restrições aos pastores de nacionalidade alemã. Edgar Liesenberg retornou à Faculdade de Teologia, para concluir a sua formação, e foi autorizado pela Igreja a complementar os seus estudos em Göttingen, na Alemanha.

E foi naquele país que conheceu Gisela Von Bosse, com quem se casou, em 1951. Em seguida, o casal retornou ao Brasil, onde assumiu a sua primeira paróquia, depois de ordenado Pastor, em Corupá/SC.

No ano de 1953, o seu primeiro filho, Hans, nascia. E, no final deste mesmo ano, o casal recebeu uma delegação da comunidade de Pomerode que convidou o Pastor Edgar Liesenberg a assumir a paróquia de Pomerode, então em vacância. “A proximidade com Blumenau, onde morava minha avó, foi bastante decisiva. Meu pai realizava 16 cultos por mês, sendo 15 em alemão. Além disso, realizava cerca de 15 encontros por mês denominados horas bíblicas, que ocorriam durante a semana, além do ensino religioso. Sua agenda era bastante cheia e ele cuidava sozinho e pessoalmente de cada detalhe. Lembro-me que cada certificado do ensino confirmatório era escrito por ele, a punho”, comenta Eckart, segundo filho do casal, nascido em 1954.

Mas sua vida ia além. O pastor erguia e lutava por bandeiras relacionadas à saúde, educação e assistência social. “Meu pai fazia questão de visitar todos os moradores da cidade e assim o fez. Mas suas ações iam além da pregação, ele sempre buscou por igualdade e auxiliar a comunidade, nos mais diversos setores. Foi assim que, após uma viagem à Alemanha, arrecadou fundos para a expansão da primeira escola com ensino além do primário, hoje, o Colégio Sinodal Doutor Blumenau, e, também, a construção do hospital”, lembra.

E, com a construção do hospital na cidade, os filhos Klaus e Gudrun nasceram em Pomerode, nos anos de 1957 e 1963, respectivamente. “Minha mãe também sempre foi bastante participativa na comunidade e isso era necessário, pois meu pai não tinha dias de folga. Ele recebia as pessoas em casa, que o tinham como um amigo, também. Seus conselhos, suas buscas constantes por melhorias à comunidade e demais ações demandavam muito de seu tempo. E, como pai, ele sempre foi bastante firme, deixando como principal legado a disciplina, busca por educação de qualidade e, acima de tudo, o aprendizado sobre as diferentes realidades da sociedade”, completa.

O Pastor e sua esposa se envolveram, de corpo e alma, na vida da comunidade até a sua aposentadoria, em 1980. Continuaram vivendo em Pomerode, agora como fiéis membros da paróquia. O Pastor Edgar Liesenberg faleceu no dia 07 de agosto de 1989, sendo velado na igreja do centro de Pomerode. 

Seus princípios, seu conhecimento e ações são legados para a eternidade e história de Pomerode. “Seu desejo maior sempre foi auxiliar no desenvolvimento da cidade. O reconhecimento público por suas ações e benfeitorias, para ele, não era necessário, pois via com prazer e orgulho cada conquista que, no fim, era em prol da comunidade”, finaliza Eckart.

 

Notícias relacionadas