Especiais

Um reencontro para celebrar a vida

Depois de um ano, socorristas do Samu encontram, novamente, a menina que ajudaram logo após ela ter vindo ao mundo

18 de janeiro de 2019

Há pouco mais de um ano, acontecia um fato que marcaria a vida de dois socorristas do Samu de Pomerode. No dia 02 de janeiro, Franciele Viergutz e Gilberto Henchel foram chamados, por volta das 05h, para atender a uma ocorrência pouco comum para ambos: o auxílio a um parto.

Eles atenderam a pequena Ester, que não aguentou esperar para que a mãe chegasse ao hospital e veio ao mundo em casa. Quando os socorristas do Samu chegaram, a mãe, Kelly Santos, já estava com sua filha nos braços. Franciele e Gilberto, então, forneceram os primeiros cuidados à mãe e bebê, para depois, levá-los ao hospital, para atendimento médico.

E como o nascimento de uma criança é sempre marcante para quem o presencia, promovemos um reencontro entre os dois socorristas e a família de Ester. Na tarde de segunda-feira, 14 de janeiro, eles puderam reviver as memórias daquele dia e relembrar tudo o que aconteceu.

Franciele lembrou que foi um alívio quando chegaram e viram que mãe e bebê estavam bem, e que Kelly estava sempre muito calma. A socorrista, que auxiliou no atendimento pós-parto, contou que o chamado foi por volta das 05h12min da manhã, e que ela e o companheiro Gilberto, foram os que auxiliaram mãe e bebê. “Quando chegamos na casa, a mãe já estava com a recém-nascida no colo. Foi emocionante escutar o choro da criança e ver o brilho no olhar da mãe”, conta. 

Os atendentes do Samu, logo após chegarem à casa, realizaram todos os procedimentos necessários para garantir a saúde do bebê, como clampeamentos do cordão. Eles revelam que foi o próprio pai quem quis cortar o cordão umbilical e assim o fez. Após uma regulação com o médico do Samu, procedimento que é padrão, a mãe e o bebê foram encaminhadas ao Hospital e Maternidade Rio do Testo, e receberam alta no mesmo dia.

O reencontro 

Alegria é a palavra que define o momento em que Franciele e Gilberto viram a pequena Ester novamente. Sorrisos logo tomaram conta dos rostos dos dois, que se admiram com o tanto que Ester cresceu neste um ano.

Os pais, Kelly e Márcio Barg, assistiram, emocionados, a reação dos dois socorristas quando reencontraram a menina que tiveram a oportunidade de ver nascer. Para a mãe, o sentimento é de gratidão. “Eles foram muito importantes naquele momento. Ajudaram a garantir a saúde da minha Ester e eu só tenho a agradecer pelo carinho e dedicação dos dois para conosco”, conta.

Kelly também garante que, no que depender dela, a filha saberá da importância dos socorristas em sua vida. “Com certeza, contarei a ela esta história, para que sempre seja grata e saiba valorizar o trabalho deles, com todo o respeito necessário”, ressalta.

Notícias relacionadas