Um local para relembrar pessoas e histórias
Dando continuidade à série de reportagens, nesta edição, confira parte da história do Cemitério dos Imigrantes, no Centro
Lápides com mais de cem anos. Patriarcas de famílias imigrantes. Histórias já esquecidas e outras ainda relatadas. É no coração de Pomerode, na Rua Arthur Buerger, que está localizado o Cemitério dos Imigrantes, local este que foi uma das primeiras construções pomerodenses.
Theofanes Klotz, Gerente do Patrimônio Histórico de Pomerode, a exemplo do trabalho de pesquisa desenvolvido com as casas, casarões e sobrados enxaimel existentes no município, igualmente catalogou as lápides que sobreviveram à ação do tempo. “O processo durou, aproximadamente, seis meses. Muitas lápides não existem mais, outras estão completamente danificadas. Em alguns momentos tivemos que, literalmente, montar quebra-cabeças, juntando pedaços de concreto espalhados no chão”.
O Cemitério dos Imigrantes foi um dos primeiros da cidade e foi construído junto à Igreja Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo João, que, em 1983, começou a recuperar os túmulos. Em 2013, a Comunidade Luterana cedeu o terreno histórico à Prefeitura, que tem a responsabilidade sobre a manutenção do local.
O túmulo mais antigo data de 1898, muito antes da emancipação do município. Os mais recentes foram instalados na década de 1950 e a revitalização do local é uma constante desde então.
“O Cemitério dos Imigrantes no Centro de Pomerode tem extrema relevância, visto que abriga parte da história da cidade, através do sepultamento dos primeiros imigrantes, com a presença, em muitas lápides, de qual navio tal imigrante veio para o Brasil; por sepultar famílias ilustres; por mostrar se houve doenças ou pestes em determinado período e região (como um grande número de morte em um mesmo mês ou ano), dentre outros fatos. Acredita-se que o local exista desde 1885, contando com cerca de 69 lápides depositadas no pátio da Igreja e outros 75 túmulos ainda existentes no cemitério”, finaliza Theofanes.