Especiais

Um lar, a bordo de um motorhome

Casal curitibano que decidiu morar em um motorhome relata sua experiência no veículo e sua passagem por Pomerode

7 de agosto de 2022

Zeca e Mari decidiram viver definitivamente no motorhome. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

Imagine conhecer qualquer lugar do país, sem sair da sua casa. Parece algo como assistir a um filme, novela ou seriado, ou então ler um livro ou conteúdo digital. Mas para o casal Marinês Andrade e José Bernardino de Andrade, a experiência está sendo viajar a bordo da sua própria casa, uma vez que decidiram morar em definitivo no seu motorhome e, assim, poder viajar e conhecer novos lugares, a cada semana.

O casal revela que, há cerca de três anos, antes da pandemia, não tinham tido nenhuma experiência com motorhome antes. Mas mudanças e novas experiências sempre fizeram parte da rotina do casal. “Antes de tudo isso, morávamos em Curitiba e acabamos nos mudando para o município de Morretes, onde ficamos por 16 anos. Quando o nosso filho foi para Curitiba fazer faculdade, resolvemos voltar para lá também. Por um tempo me dividi entre Curitiba e Morretes e como trabalhávamos com consertos de celulares, resolvemos vender a loja de Morretes e ficar só com Curitiba. Depois de três meses nosso negócio já estava crescendo muito também e como tínhamos planos de viajar, logo, resolvemos passar o negócio adiante”, revela José Bernardino de Andrade, mais conhecido como Zeca.

Marinês, então, começou a assistir vídeos sobre viagens a bordo de um motorhome e, cada vez mais, o casal foi se apaixonando pela ideia de também ter aquela experiência. Eles venderam a distribuidora que tinham em Curitiba e compraram uma van, posteriormente modificada para virar um motorhome.

“Porém, quando nossa van ficou pronta, veio a pandemia. Praticamente não fizemos nada, até fomos para Lages, em um sítio de parentes da Marinês, e depois descemos até o Chuí. Quando voltamos, colocamos nossa casa para alugar em Curitiba e alugamos um apartamento para o nosso filho, enquanto nós decidimos morar definitivamente no motorhome”, relembra Zeca.

O casal vendeu a van que havia comprado originalmente e investiu em um veículo maior, que era um micro-ônibus de turismo. Um ano foi necessário para que o motorhome ficasse pronto e, agora, Mari e Zeca estão há sete meses na estrada. E o grande objetivo do casal é chegar até Ushuaia.

“Mas a cada lugar que visitamos, acabamos ficando mais tempo, conhecendo tudo o que cada cidade tem de melhor a oferecer. Em uma destas paradas, em Peruibe, conhecemos o dono de uma revista, que nos convidou a escrever uma coluna sobre nossa experiência em cada cidade, contando a história da nossa viagem. Também mostramos a nossa rotina por meio do Instagram @nosnatraveloficial “, contam.

Pomerode foi uma das cidades pelas quais o casal decidiu passar. Aqui, estão há cerca de 20 dias, em um novo camping chamado TuristaRV Park, que traz um conceito diferente de inovação, com a negociação toda por meio de aplicativo.

“Aqui nós já conhecemos restaurantes, passeamos pela Rota do Enxaimel e nos divertimos com tudo o que Pomerode tem a oferecer, pois é uma cidade muito rica em opções para quem está viajando”, afirmam Zeca e Mari
Ao todo, o casal já passou pelos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, por incontáveis cidades. Nesta viagem, para Zeca e Mari, não é só o destino final que vale, mas a experiência como um todo.

“Nosso destino final é Ushuaia, o qual já podemos conhecer um pouco por fotos e tal, e o que vai valorizar esta ida até lá, é a viagem em si, a experiência, os locais e pessoas que você conhece pelo caminho. Como diz o título de um livro de um casal que nos inspirou nas viagens de motorhome, a estada nos dá tudo o que a gente precisa. Vivemos muitas experiências maravilhosas, estamos tendo muita sorte nos locais em que paramos, conhecendo lugares ótimos e pessoas maravilhosas. Estamos realizando nosso sonho, que é poder contar nossas próprias histórias”, finalizam.

Notícias relacionadas