Especiais

Um hobby de colecionar fuscas e carros antigos

Jean Carlo Souza, apaixonado por veículos, conta a história de como começou o sonho da coleção e também de estar à frente do Volksfriends

27 de janeiro de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

Um nome que se destaca no universo dos apaixonados por carros antigos, especialmente os alemães. Colecionador e organizador do renomado evento Volksfriends, Jean Carlo Souza compartilha sua história marcada por uma herança familiar de amor por automóveis.

A paixão por veículos antigos vem da família, em especial, o seu avô. Jean conta que ele trocava com frequência de carro, pois amava o ramo de automóveis. Foi vendo de perto a paixão do avô que Jean também começou a absorver o amor por carros.

Foi em 1999 que o engenheiro deu início à sua jornada com um Fusca 1978. O carro adquirido em condições precárias foi o ponto de partida para uma série de restaurações, marcando o início de um hobby que se tornaria uma parte essencial de sua vida. Em um troca-troca de peças e muito trabalho para poder deixar o Fusca quase novo, Jean conseguiu deixar o carro como ele queira e então resolveu vender e comprar outro fusca.

“Depois de reformado, anos foram se passando, comprei outro fusca e vendi o primeiro. Aí, dei mais uma ajeitada no outro e foi indo, comprando e vendendo, sempre procurando carros diferentes, carros alemães”, conta.

Com o tempo, o hobby foi tomando cada vez mais tempo e a coleção crescendo, aos poucos. Na mudança para a nova casa, Jean decidiu que queria fazer um galpão, do seu jeito. Com um padrão rústico e decoração com referências às décadas de 40 e 50, começou a encaixar a sua coleção veicular, dentro do galpão. Ao todo, Jean tem 20 veículos, contando com fuscas e outros carros que não são comuns e são considerados relíquias da coleção do engenheiro.

Um dos xodós é um Fusca Sulam branco, primeiro modelo fabricado conversível no Brasil, que chama a atenção nos eventos em que Jean participa e já é figurinha carimbada do Volksfriends. Além desta joia rara, a réplica de um carro, autorizada pela própria Porsche, um Kharmangia e outros Fuscas de fabricação 100% alemã, compõe o espaço reservado para a coleção.

O trabalho árduo de manter e restaurar esses carros não é para os fracos de coração. Jean destaca a complexidade de caçar peças específicas, muitas vezes importadas. Apesar do esforço, Jean enfatiza a importância de aproveitar ao máximo cada carro, vivenciando a nostalgia do e desfrutando de momentos únicos na estrada.

“Muitos dos meus carros são alemães e a gente fica caçando as peças específicas. Vem peça da Alemanha, Estados Unidos, Portugal e de muitos outros lugares. Não é sempre que a gente consegue pegar e dar uma volta em todos, porém gente aproveita ao máximo esses carros e de vez em quando, escolhemos um para pegar a estrada e viver a nostalgia do passado, sentir o carro e ter esse momento único”, comenta.

 

No mundo dos eventos até chegar ao Volksfriends

E foi pelo amor por Fuscas e os demais carros que Jean começou a entrar no ramo dos eventos. Logo jovem, juntamente com amigos, começou a participar e a promover encontros de som automotivos.

“Desde moleque estive dentro de eventos. Eu tinha um amigo, já falecido, que inventamos de fazer um campeonato de som automotivo. Na época, era uma febre, o pessoal concretava o teto do fusca para colocar autofalante e aumentar o grave, enchia a Fiorino de caixa de som para fazer um teste de trio elétrico. Era um barato.”

Depois desses eventos, como a paixão já eram os fuscas, Jean começou a ajudar na organização do encontro de fuscas de Blumenau. Após um tempo, o engenheiro foi em um evento de Pomerode, quando ainda eram promovidos no Portal Norte.

“Neste momento não estava na organização e quando o evento acabou indo para o Pavilhão, me convidaram para fazer parte da organização e topei o desafio. A gente foi caminhando e com o crescimento, evolução do evento, deixou de ser apenas um apanhado de carros para um evento de grande porte. Muitas pessoas ajudaram na organização do Volksfriends nos primeiros anos, porem é algo que necessita de uma dedicação “full time”. Então, chegou um momento que teve que profissionalizar o negócio, abrir uma empresa, contratações, organizar como um evento de primeira. São muitos colaboradores envolvidos”, explica.

E, é claro que a família também resolveu pegar junto e manter a paixão por carros. A filha, Kauane, tem também o seu próprio fusca, mantendo a tradição da família e junto com, Beatriz, esposa de Jean, contam com a ajuda na organização do Volksfriends.

Foto: Arquivo pessoal

 

“Isso é muito legal e gratificante, você ver que a família está junto com você. A Kauane, logo depois de fazer os 18 anos e tirar a carteira, ganhou um fusca. E, não é apenas o bem material que está com ela, afinal, tanto ela quanto minha esposa, sempre ajudam na organização do evento e estão comigo em todas as ocasiões. Sócia no amor e nos negócios, pulso firme e organizada fazem de Beatriz o braço forte por trás da organização do Volksfiends. Outro que não posso deixar de citar é o Ruan Ton, considerado como filho pela nossa família, está sempre nos basidores da organização. Sempre brinco que conheço ele mais tempodo que a própria esposa. É um laço de amizade e companherismo. Todo mundo acaba participando, pois querendo ou não, a dedicação é tão grande, que a gente passa vários dias fora, só em função do evento”.

Kauane Gabriele, filha de Jean, aproveitou o espaço para fazer um agradecimento especial ao pai, que está sempre ao seu lado, seja nos eventos, quando em sua vida pessoal.

“O amor entre um pai e uma filha muitas vezes se manifesta de maneiras singulares e inesquecíveis. Em nossa família, a paixão pelos carros antigos se tornou um elo especial. Desde os primeiros passeios naquele fusca, as histórias contadas durante as viagens, até os sábados dedicados a mexer nos carros. Assim também aconteceu com o Volksfriends, desde criança ajudando e a cada ano que se passava foi-se criando um amor ainda maior. São tantas histórias que vivemos juntos, com certeza jamais serão esquecidas”, completa.

O Volksfriends ocorreu no primeiro fim de semana de dezembro, no Parque Municipal de Eventos. Antes do fechamento desta edição, a organização confirmou que mais de 1500 veículos foram expostos e o público estimado foi de 15 mil pessoas, nos três dias do evento. Pessoas de todo país já haviam confirmado presença em mais uma edição do encontro.

Foto: Arquivo pessoal

 

Você sabia?

A produção do Fusca no país começou em 1959, quando a Volkswagen inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo. O carro se tornou extremamente popular devido à sua simplicidade, durabilidade e baixo custo de manutenção.

Durante as décadas de 1960 e 1970, o Fusca conquistou o coração dos brasileiros, tornando-se um símbolo cultural e um dos carros mais vendidos no país. Sua versatilidade e robustez o tornaram adequado para as condições variadas das estradas brasileiras.

A Volkswagen decidiu relançar o Fusca em 1993, agora como modelo “Fusca 1300”. O carro continuou a ser fabricado até 1996, quando foi oficialmente descontinuado.

 

Notícias relacionadas