Últimos dias da Campanha de Vacinação contra a Gripe
Nestes, de acordo com o último balanço, feito na segunda-feira, 27 de maio, foram 72,01% das crianças vacinadas; 76,16% dos trabalhadores da saúde; 54,42% das gestantes; 95,83% das puérperas; 84,51% dos idosos (acima de 60 anos); 94,10% dos professores e 67,68% dos portadores de doenças crônicas
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina, oficialmente, nesta sexta-feira, 31 de maio. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Pomerode, a cobertura total de vacinação na cidade chegou a 76,87% do público que deveria ser vacinado, os chamados grupos de risco.
Nestes, de acordo com o último balanço, feito na segunda-feira, 27 de maio, foram 72,01% das crianças vacinadas; 76,16% dos trabalhadores da saúde; 54,42% das gestantes; 95,83% das puérperas; 84,51% dos idosos (acima de 60 anos); 94,10% dos professores e 67,68% dos portadores de doenças crônicas.
A gerente de Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Jaqueline Gustmann, afirma que a meta era vacinar 90% do público alvo e que a adesão poderia ter sido maior em Pomerode. “Poderia ser melhor, vacinamos um número considerável, mas sabemos que há muitos que têm direito à vacina e não procuram a unidade de saúde para se imunizar”, afirma.
Ela também destaca que ainda não há a confirmação sobre uma prorrogação da campanha, para que a meta de 90% seja alcançada.
Em Santa Catarina, já são cinco mortes por causa da gripe A (H1N1) em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na segunda-feira, 27. Todos os pacientes tinham algum fator de risco associado.
Os pacientes que morreram são moradores de Blumenau e Brusque, no Vale do Itajaí; Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, no Norte; e Tubarão, no Sul. Duas vítimas tinham mais de 60 anos.
De acordo com a Dive/SC, de maio a agosto são os meses em que os vírus mais circulam, historicamente. A diretoria recomenda que os pacientes procurem o serviço de saúde aos primeiros sintomas da gripe, especialmente, as pessoas que tenham algum fator de risco associado.
A Dive/SC também informou que, até sexta-feira, dia 24, 70,11% dos grupos prioritários havia se vacinado contra a gripe. Fazem parte dos grupos prioritários:
– crianças (seis meses a menores de seis anos);
– gestantes;
– trabalhadores da saúde;
– mães até 45 dias após o parto;
– povos indígenas;
– idosos;
– professores;
– portadores doenças crônicas;
– presos;
– funcionários do sistema prisional;
– profissionais das forças de segurança e salvamento.