Estado

Temporais e chuvas intensas são esperados nesta quarta-feira, em SC

Defesa Civil alerta para possibilidade de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo

2 de outubro de 2024

Foto: Envato Elements

O avanço de uma frente fria provocou, na madrugada e manhã desta quarta-feira, 02 de setembro, temporais em Santa Catarina, em especial nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste Catarinense.

No decorrer do dia, as instabilidades ganham força nas demais áreas do estado, em todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Os temporais devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

As temperaturas mínimas ocorrem à noite e variam entre 7°C e 13°C entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana e de 13°C a 19°C nas demais áreas. Já as temperaturas máximas, em função da chuva e maior nebulosidade, variam entre 17°C e 24°C na maior parte do estado.

Na quinta-feira, 03, a frente fria se afasta do estado, favorecendo a diminuição da instabilidade. O dia ainda será marcado pela grande quantidade de nuvens e chuvas fracas ocasionais entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e os planaltos.

As temperaturas mínimas ficam entre 4°C e 10°C entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana e de 8°C a 17°C nas demais regiões e as máximas variam entre 18°C e 24°C no Extremo Oeste e Oeste e de 13°C a 20°C nas demais regiões com valores mais baixos nos pontos mais altos da Serra.

Nas áreas em laranja do mapa a condição para temporais é maior, e por isso o risco é alto para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, destelhamentos e enxurradas pontuais.

Nas áreas em amarelo os temporais são isolados, mas acompanhados de chuva pontualmente intensa, com risco moderado para ocorrências. Na área em verde o risco é baixo.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
  • Na praia, jamais fique na água.
  • Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Notícias relacionadas