Saúde

Sem material odontológico

Devido a falta de material odontológico em duas unidades de saúde de Pomerode, os agendamentos estão sendo feitos somente para outubro. A previsão é que os materiais em falta cheguem até 03 de agosto

3 de agosto de 2016

Na última semana recebemos a informação que estavam faltando materiais odontológicos em postos de saúde do município. Por esse motivo, algumas consultas e procedimentos não estavam sendo agendados. Segundo a pomerodense Tamara Dabita, ela ligou na Unidade de Saúde Jane Meri Siebert Fernandes, do bairro Testo Rega, e foi informada que, enquanto o material não chegasse, não seria agendado atendimento odontológico. “Liguei no Posto de Saúde de Testo Rega no dia 26 de julho para marcar dentista para o meu namorado e fui informada que estavam sem material odontológico e sem previsão de recebimento. Enquanto isto, as pessoas não poderiam marcar consultas”, conta.

Outras pessoas relataram nas redes sociais que, na Unidade de Saúde da Família Carlos Ramthun, no bairro Pomerode Fundos, também não estavam sendo agendadas consultas odontológicas, devido a falta de materiais. Entramos em contato com a Secretaria de Saúde, através da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Pomerode, e recebemos a seguinte nota assinada pela Secretária Municipal de Saúde Waltraud Hinkeldey. “Em relação ao material odontológico, tudo já foi solucionado. Houve um pequeno atraso na entrega do material pelas empresas que ganharam a licitação, pois também nessa licitação foi solicitada amostra de material,  a qual atrasou um pouco, por algumas empresas serem de outro Estado. Mas, até o momento, não houve necessidade de parar com procedimentos odontológicos, pois foi feito compra direta e nenhum paciente precisou ser remanejado para alguma outra unidade ou ficou sem atendimento emergencial. Os materiais estão chegando e, na sexta e segunda feira, se todos os materiais chegarem, estará tudo entregue nas Unidades e os atendimentos continuam normais como sempre foram”.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com as duas unidades em questão na sexta-feira, 29 de julho, e solicitou agendamento de serviço odontológico. No Posto de Saúde de Pomerode Fundos, fomos atendidos pela secretária e a mesma informou que ainda havia falta de materiais e que, por esse motivo, poderia agendar consulta somente a partir de quarta-feira, 03 de agosto, data prevista para a chegada dos materiais que ainda estão em falta na unidade.

No mesmo dia entramos em contato com a Unidade de Saúde Jane Meri Siebert Fernandes, de Testo Rega, e solicitamos agendamento.Foi-nos repassado que lá também há falta de materiais e alguns procedimentos estão suspensos. No caso de emergência, o dentista avalia se tem condições de efetuar o serviço. Para isso o paciente deve ir às 7h ou às 13h. Para agendamento, a próxima data disponível é somente em 03 de outubro, devido aos atendimentos programados para o mês de agosto que foram cancelados pela falta de materiais e foram remarcados para o mês de setembro, o que contradiz a nota oficial da Secretaria de Saúde, que fala que não houve necessidade de parar com procedimentos odontológicos e que nenhum paciente precisou ser remanejado. 

 

Notícias relacionadas