Política

Segunda Sessão Itinerante da Câmara de Pomerode é realizada na região de Testo Rega

Sessão foi realizada no Clube Primavera

2 de setembro de 2023

Foto: Moira P. Petrucci / Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Pomerode realizou na noite da última quinta-feira, dia 31 de agosto, a sua segunda Sessão Itinerante, no Clube Esportivo Recreativo e Cultural Primavera, em Testo Rega. Além do presidente da Câmara, Marco Desessards, os vereadores (a) Cleide Kamchen, Cleyton Utech, Edilson Alves Rodrigues, Márcio Scheidemantel, Luiz Carlos Xavier e Jean Nicoletto, cerca de 30 pessoas participaram do evento, no qual foram discutidas melhorias na região de Testo Rega. Estiveram presentes convidados, autoridades municipais e empresariais, líderes comunitários, comunidade e imprensa.

O presidente da Câmara enfatizou a importância da iniciativa, que é a de descentralizar as ações da Câmara e aproximar a população do Poder Legislativo.

Como na primeira Sessão Itinerante realizada em maio deste ano, em Testo Alto, antes do início da sessão, os vereadores conversaram com a comunidade e ouviram as demandas relatadas pelos moradores. Foram entregues formulários para que os presentes pudessem fazer suas sugestões.

O início da Sessão foi destinada ao uso da tribuna por parte de convidados que abordaram temas relacionados à região. O secretário de Planejamento, Dieter Weegue, foi o primeiro a utilizar a tribuna. “Está em andamento o sistema de saneamento para a cidade e estamos otimistas em relação às melhorias que começaram a ser feitas. Dentro deste programa teremos investimentos na área de infraestrutura também. Com isso estamos fazendo levantamento de projetos para pavimentações no sistema de mutirão. Não é um trabalho fácil, pois possui diversos regramentos, mas estamos mobilizados para colocar em prática o quanto antes”.

Dando sequência a Sessão Itinerante, o representante do Governo Estadual, José Luis Colombi, teceu comentários sobre as obras da SC-110 e explicou sobre suas atividades. “É importante que se conheça a faixa de domínio do Estado e que se saiba o que é de responsabilidade do Município. À exemplo, os acessos de vias municipais dentro das estaduais, como rótulas e trevos, que são de responsabilidade do Município. Sobre à revitalização da SC-110 existem muitas complexidades, mas vamos resolvendo de acordo com o andamento da obra. Infelizmente não temos como agradar a todos, mas o projeto que foi elaborado precisa ser cumprido. Importante também a troca de ideias e informações com a comunidade para que o estabelecido seja feito de maneira que atenda aos que moram ao entorno da SC-110”.

Ricardo Campestrini, presidente do Samae, abordou sobre a Instituição. “Para mim, estar à frente do Samae foi uma escola. A cidade vem crescendo e precisamos nos adaptar às necessidades que mudam constantemente. E esta é a realidade de vários municípios. E no meio de todo este progresso, o Poder Público tem a obrigação de atender os munícipes”.

A diretora da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, Aneli Klotz Rothbarth, falou um pouco sobre a história e estrutura da Instituição. “Agradeço ao atendimento recebido pela Secretaria de Educação, assim como a dedicação e atuação da nossa APP. Temos destaques em diversos eventos da cidade e campeonatos esportivos. Peço a melhoria da nossa rodovia, mas alguns não entendem como funciona o acostamento, pois está confuso. A sinalização também está duvidosa, sendo que precisamos de mais informações. Assim como o acesso à nossa Escola. Agradeço às obras previstas para a nossa Unidade em 2024. Previstas três salas de aula, coberturas do pátio e quadra descoberta, além de outras. Fico no aguardo destas concretizações e agradeço mais uma vez em nome de toda a comunidade da Escola Almirante Barroso”.

O vice-prefeito, Marcos Conrado Hass, também deixou suas palavras. “A reconstrução da SC-110 é uma grande obra que está acontecendo. Desde há muito tempo que dedicamos esforços para que saísse do papel”. O vice-prefeito informou vários projetos de pavimentação para a região de Testo Rega.

 

Participação da comunidade

Dando seguimento à sessão, alguns representantes da comunidade fizeram uso da Tribuna Livre para suas manifestações. Abordaram demandas nas mais diversas áreas. Segue trecho da fala do senhor Bernardo da Silva Fonseca. “Parabenizo a Casa Legislativa pela iniciativa da Sessão. Lembro também a importância do trabalho voluntário em nossa cidade e deixo uma pergunta: Qual a política que reconhece os voluntários e que motiva que continuem a fazer a diferença em nossa cidade?”.

O senhor Vilson Hackbarth também utilizou a tribuna livre e enfatizou a importância de mais faixas elevadas na região e questionou alguns pontos da obra da SC-110.

O ex-vereador Marcos Dallmann também proferiu suas palavras enfatizando a importância da mobilidade urbana questionando ao Executivo medidas nesse sentido.

Por fim, o morador Lino Schrub cobrou melhorias no meio fio da Rua Carlos Mueller, onde reside. Questionou semáforo existente na Rua Presidente Costa e Silva, além da necessidade da troca de lombadas eletrônicas pelas físicas.

Ainda o engenheiro civil Roberto Reis fez esclarecimentos sobre os questionamentos apontados durante a Sessão sobre a revitalização da SC-110.

 

Pronunciamentos dos vereadores

Logo após o uso da Tribuna Livre, os vereadores realizaram seus pronunciamentos e manifestaram suas ponderações.

Vereadora Cleide Kamchen – Parabenizou a iniciativa da Sessão Itinerante e lembrou das várias demandas da localidade que precisam ser atendidas. Pediu a resposta de requerimentos de sua autoria que ainda não foram respondidos por parte do Executivo. Lembrou a importância do valor da concessão do Samae ser aplicado da melhor forma para promover melhorias na cidade. Fez também alguns questionamentos ao Executivo sobre melhorias para as localidades.

– Vereador Edilson Alves Rodrigues – Questionou em relação ao trabalho, tratamento e valores pagos aos funcionários que trabalham na recuperação das vias da cidade.

– Vereador Márcio Scheidemantel – Enalteceu o secretário de infraestrutura Jerry Comper e que é um grande parceiro de Pomerode. Informou visita realizada nas demais rodovias para avalizar reformas o quanto antes. Se colocou à disposição da localidade para o que for preciso.

– Luiz Carlos Xavier – Agradeceu a presença de todos. Enfatizou o  crescimento da população e a necessidade da adequação nesse sentido a longo prazo. Falou da importância do Executivo apoiar o voluntariado e investir em melhorias para as unidades escolares. Lembrou a principal função da Sessão Itinerante que é levar as reivindicações da comunidade para o Executivo. Por fim, parabenizou as campeãs do Campeonato Moleque Bom de Bola.

– Jean Nicoletto – Felicitou a iniciativa do evento e cumprimentou a todos. Agradeceu a participação do representante do Governo Estadual, José Luis Colombi. Disse que participou da maioria das reuniões de pavimentações na cidade, enfatizando a necessidade de mais obras com qualidade, sendo um dos autores da lei criada para maior adesão da comunidade para este fim.

Para finalizar, o presidente Marco Desessards agradeceu a presença de todos na sessão, assim como a dos que assistiram via online. “A grande participação da comunidade  e as reivindicações trazidas são extremamente importantes para a construção e aprimoramento de Pomerode. Agradeço principalmente aos moradores do bairro de Testo Rega que nos acolheram tão bem, aos administradores do Clube Primavera por cederem o local para que pudéssemos nos reunir. O próximo passo será a elaboração de um relatório e o seu envio para os órgãos relacionados explanando as colocações de todos”, concluiu.

Notícias relacionadas