Saúde

Secretaria de Saúde aplica novo fumacê contra Dengue nesta terça-feira, em Pomerode

A orientação é que os moradores deixem suas residências abertas durante a pulverização para garantir maior eficácia do procedimento.

8 de abril de 2024

Foto: Raphael Carrasco/JP

A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Saúde, que amanhã, terça-feira (09/04) será feito novo fumacê, como forma de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

A fumaça será aplicada na Rua Hermann Wachholz, num raio de 150 metros próximo a residência nº 293, a partir das 6h. A orientação é que os moradores deixem suas residências abertas durante a pulverização para garantir maior eficácia do procedimento.

O fumacê no local foi indicado pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, tendo em vista que o local é considerado infestado e registrou caso positivo de Dengue. Além desse ponto, a Coordenação está em constante observação para novos locais que necessitem do fumacê.

“O fumacê precisa ser feito a 150 metros do local de incidência de casos. Nos próximos dias, mais regiões podem receber a aplicação da fumaça, conforme o estudo da Vigilância Epidemiológica e as orientações da Gerência Regional, da Secretaria de Sáude do Estado”, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Simone Steffens.

É importante destacar que o fumacê é seguro para a saúde, sendo utilizado de forma responsável e em intervalos de tempo específicos.

Essa ação envolve a liberação controlada de uma “nuvem” de fumaça através de um veículo, contendo baixas doses de Cielo-ULV, que tem o objetivo de eliminar a maior parte dos mosquitos adultos. Essa técnica é rápida, simples e eficaz, sendo amplamente empregada durante surtos de epidemia para reduzir a população de mosquitos e prevenir a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A SESA lembra que além do fumacê, outras ações estão sendo feitas no município para eliminar o mosquito da dengue. Todos os dias, os Agentes de Combate às Endemias estão nas ruas para apurar denúncias e detectar focos de proliferação do Aedes aegypti.

Apicultores da região do fumacê devem cobrir as caixas

Conforme orientação do fabricante, mesmo sendo inofensiva para os humanos, a fumaça pode ser tóxica para abelhas. Por isso, é recomendado aos apicultores das três regiões onde serão aplicados o fumacê, que cubram as caixas de abelhas.

Notícias relacionadas