SC ganha território de 490 hectares após erro na divisa com o PR
Acordo foi estabelecido para corrigir a divisa territorial entre os estados, após um agricultor apontar um erro na delimitação
Foto: IAT/Divulgação
Um acordo formal foi estabelecido entre os governos de Santa Catarina e Paraná para corrigir a divisa territorial entre os estados, após um agricultor apontar um erro na delimitação.
A decisão foi tomada durante uma reunião na última quinta-feira, 31 de outubro, com a participação do secretário de Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, e do secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva. Durante o encontro, Usuy apresentou um relatório técnico que justifica a readequação dos marcos de divisa.
A irregularidade na divisa foi identificada em maio, quando técnicos da Diget (Diretoria de Gestão Territorial), vinculada ao IAT (Instituto Água e Terra) do Paraná, confirmaram a discrepância.
Após estudos minuciosos realizados por ambas as equipes, ficou determinado que uma área de 490 hectares, anteriormente considerada parte do Paraná, passará a ser território de Santa Catarina. Essa área equivale a aproximadamente 490 campos de futebol e reflete a definição territorial estabelecida nos anos 1920.
De acordo com a secretaria, o ajuste visa atualizar a interpretação de mapas e cálculos de áreas, sem alterar o memorial descritivo do acordo de 1922, mas buscando uma aplicação mais precisa das divisas entre Guaratuba (PR) e Garuva (SC).
A entrega do relatório ocorreu durante a reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Agora, a responsabilidade de ratificar quaisquer alterações nas divisas interestaduais cabe à União, enquanto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) será responsável pela homologação do acordo ou pela realização de novas análises, se necessário.