Saúde

Saiba como funciona o Centro de Diagnóstico por Imagem do HMRT

Setor atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

17 de dezembro de 2022

Foto: Arquivo JP

O atendimento no setor de Centro de Diagnóstico por Imagem HMRT iniciou no mês de novembro, com agendamento e realização de exames das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, contando com profissionais e equipamentos de excelência.

A direção e equipe do Centro de Imagem do Hospital e Maternidade Rio do Testo trabalharam nos últimos meses para alinhar os detalhes para extensão do atendimento do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

Serão oferecidos exames de radiografia, mamografia e ultrassonografia. A previsão é que o CDI realize, por mês, cerca de 2.500 exames de radiografia, 500 mamografias e 1.000 ultrassonografias, totalizando 4.000 exames mensalmente.

A diretora do HMRT, Daiane Aline Uller, menciona que a importância da extensão do horário de atendimento foi observada através do levantamento de dados e comportamento dos atendimentos pelo desenvolvimento de uma ação estratégica em alinhamento ao Planejamento Estratégico da Instituição.

“Neste levantamento, percebemos que poderíamos trazer muito mais opções de horários aos nossos pacientes para a realização de seus exames, levando em conta seus compromissos pessoais. Além disso, a crescente demanda no Pronto Socorro requer disponibilidade para a realização dos serviços de apoio ao fechamento de diagnóstico como o Centro de Diagnóstico por Imagem. Nosso objetivo é atender a toda a comunidade oferecendo uma melhor assistência à população”, destaca.

O setor conta com dois equipamentos de radiologia, um mamógrafo, um ultrassom e um equipamento de endoscopia e colonoscopia. Todos com a digitalização dos exames já oferecidos. Recentemente o Hospital adquiriu, através da emenda parlamentar do Deputado Laércio Schuster, um Sistema DR para a radiologia, objetivando a agilidade dos exames e melhor conforto ao paciente.

“Nesse sistema, uma radiologia digital DR apresenta resultados mais rápidos, já que não é necessário utilizar os ecrãs (chapas) de raio X. Assim, dentro de apenas alguns segundos, já é possível enviar os exames para que sejam laudados, o que resulta em maior agilidade. Além disso, a radiologia digital DR traz melhores opções de edição da imagem, o que demanda um volume menor de raios”, frisa Daiane.

 

Foto: Divulgação

 

Ainda na radiologia, o Hospital realiza exames admissionais e periódicos oriundos da medicina ocupacional tendo parceria com diversas empresas do município e região.     

Desde 2017, o HMRT realiza as radiografias da saúde ocupacional no padrão de laudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Ao acrescentar OIT no Rx de tórax, estamos utilizando uma convenção internacional do trabalho, com informações registradas durante a interpretação do exame voltado para doenças ocupacionais. De maneira prática, o Rx de tórax registra clareza na condição de saúde do colaborador antes do início das atividades, durante todo o tempo que ele permanece ativo na empresa e na sua demissão. A aceitação desses exames em qualquer lugar do planeta traz segurança e modernidade para qualquer serviço que oferece esse recurso”.

“Nosso tempo de laudos por exames foi recentemente ajustado, variando de três a sete dias úteis dependendo do exame realizado. As Ultrassonografias, Endoscopias e Colonoscopias os pacientes já saem com o laudo pós procedimento”, acrescenta a diretora.

Os resultados dos exames podem ser acessados pelo link no site do Hospital na aba exames: https://www.hmrt.com.br/diagnostico-por-imagem. Ao realizar o atendimento, o paciente recebe o canhoto com as informações de acesso como login e senha ou, ainda, realizar a retirada no setor de Centro de Diagnóstico por Imagem.

Os exames realizados no Centro Diagnóstico de Imagem do HMRT são realizados via Particular, Convênios, através de agendamento pelo telefone 3395-3835 ou WhatsApp 99671-8114. Os exames via SUS são agendados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

 

Notícias relacionadas