Sábado será o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela
A ideia é atender ao público que não pode comparecer, nos dias de semana, aos postos de saúde.Em Pomerode, até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos de Febre Amarela, seja em humanos ou primatas, mas há a importância de se prevenir.
Neste sábado, 16 de março, quem ainda não se vacinou contra a Febre Amarela tem a oportunidade de fazer a imunização contra a doença. Isso porque será realizado nesta data o Dia D de vacinação contra a doença, na Unidade de Saúde Alwin Klotz (posto de saúde do centro), das 8h às 16h, e o local não fechará para o almoço.
Caso a pessoa já tenha tomado a vacina, não é necessário ser imunizado novamente. A vacina contra a Febre Amarela é indicada para pessoas entre nove meses e 59 anos de idade, principalmente moradores e frequentadores da área rural, trilhas e matas.
Até o momento, em Pomerode, 15.288 moradores já foram imunizados contra a Febre Amarela, de acordo com dados do sistema da Vigilância Epidemiológica da cidade. Destas, muitas podem ter recebido a vacina em Blumenau, na época em que não havia vacina sendo distribuída em Pomerode.
De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Jaqueline Gustmann, o objetivo do setor, assim como recomendado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), é imunizar todos os habitantes que tenham mais de nove meses de idade.
“Resolvemos abrir a unidade de saúde do Centro, no sábado, visando atender o público que tem mais dificuldade de conseguir comparecer durante a semana, por estar trabalhando. Por isso convocamos a quem ainda não tomou a vacina, porque é importante estar protegido contra a doença”, afirma Jaqueline.
Em Pomerode, até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos de Febre Amarela, seja em humanos ou primatas. Mesmo assim, devido à recomendação da Dive-SC, a vacina está sendo oferecida em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a quinta-feira, no período matutino, das 7h às 11h45min, e na sexta-feira, em período integral, das 7h às 11h45min e das 13h às 15h45min.