Saúde

Resultados gratificantes

Equipamento de PediaSuit da Apae de Pomerode já ajuda alunos da entidade a desenvolver habilidades que antes eram
dificultadas

5 de março de 2015

O gesto de pegar, engatinhar, sentar, andar, levantar, são etapas comuns na vida de toda criança. Estes também são processos comuns no desenvolvimento dela e faz com que tenham percepções diferentes a respeito do mundo ao seu redor. Tudo isso é muito importante para que crie independência de certas ações. Entretanto, crianças especiais podem apresentar algumas dificuldades para realizar estes movimentos. 

Em outubro de 2013, o Jornal de Pomerode publicou duas matérias sobre o novo equipamento que a Apae da cidade havia recebido. O PediaSuit era uma novidade e prometia ajudar portadores de necessidades especiais a realizar movimentos que não eram possíveis. O fisioterapeuta Glauco Gustavo Krueger, e Jaliane Cintia Machado, terapeuta ocupacional, realizaram ainda naquele ano um curso de aplicabilidade do método. Então, logo em seguida, alguns tratamentos começaram. 

Hoje, um ano e quatro meses depois, os resultados conseguidos com estes aparelhos emocionam qualquer um. Em vários alunos da Apae Pomerode já é possível perceber melhoras nos movimentos, ou então grandes avanços. Um dos casos é a pequena Sophye Rezende Klemme, de quatro anos, que teve uma Paralisia Cerebral e, de acordo com Glauco, não conseguia sentar, nem engatinhar. Ela começou o tratamento no início de 2014, e hoje, apresenta muitas melhoras. “Hoje a Sophye consegue sentar, engatinhar e já dá passos com o andador. Isso é uma avanço muito significativo e estamos muito felizes com os resultados. Ela está na terceira etapa do tratamento e já está bem diferente de quando começou”, explica o profissional. 

A mãe de Sophye, Thamirys Rezende Klemme, se emociona ao ver o avanço da filha e explica que o tratamento com o PediaSuit foi um ótimo aliado para o seu desenvolvimento. “Graças ao PediaSuit eu vejo minha filha hoje mais independente. Ela já engatinha, sobe na cama, no sofá, tem equilíbrio. É uma verdadeira vitória. Para todos os pais, esses são momentos muito importantes. Mas para nós, pais de especiais, esses momentos se tornam mais marcantes ainda, pois acho que damos mais valor a essas coisas, que parecem tão pequenas, mas são verdadeiras conquistas. Sophye está diferente, mais feliz.

Mudou a vida dela e a minha. É muito triste ver que a sociedade ainda tem muitos pré-conceitos com os especiais. Hoje, existem aparelhos que promovem condições de vida para eles. Todos são capazes, e o trabalho que a Apae faz é lindo. Graças a equipe da Apae e uma estrutura famíliar sólida que tenho em casa, minha filha já está dando uns passinhos com o apoio de um andador. Sou eternamente grata a tudo que fazem por eles, em especial à minha filha.”, conta a mãe. 

Outra menina que apresentou muitas melhoras foi a pequena Karina Vitória dos Santos Harbs, de três anos. Ela tem Síndrome de Down, e antes de começar o tratamento, conseguia ficar em pé, mas ainda não andava. “Neste caso, o PediaSuit foi utilizado como apoio para ela aprender a andar. Pois ela era insegura, tinha medo e nós usávamos o equipamento para encorajá-la. Hoje, ela perdeu seu receio, anda e corre, inclusive”, explica.

Para o pai, Ivan Adelino Harbs, o equipamento foi muito bom para o desenvolvimento de sua filha. “Antes, ela se arrastava sentada e hoje caminha normalmente. O equipamento PediaSuit foi muito auxiliador neste sentido. E os profissionais, juntamente com a Apae, fizeram uma trabalho maravilhoso. Chego até a me emocionar. Hoje ninguém mais segura a minha pequena. No começo, eu achava que ela sempre iria ser dependente, e a Apae me mostrou que não, que ela poderá ter a vida dela. É muito gratificante”, comenta.

O aparelho – O método PediaSuit é um tratamento para pessoas que possuem distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas do ser humano. Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. PediaSuit é um programa que estimula o crescimento e desenvolvimento, além de trabalhar a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

A proposta de reabilitação por meio da fisioterapia intensiva visa realizar trabalho neuromuscular proprioceptivo, a fim de prevenir e reduzir encurtamentos, ganho muscular, alinhamento postural, aumento no equilíbrio, mobilidade articular, coordenação e força. A proposta visa aprimorar o alinhamento postural e inibir padrões associados as lesões cerebrais e doenças neuromusculares, como espasticidade, hipotonia, hipertonia, asteroide, cifose, assimetria de tono muscular e escoliose.

Notícias relacionadas