Especiais

Representante do povo à frente da Câmara

Marco Aurélio Desessards, atual presidente, fala sobre desafios e conquistas na gestão

28 de outubro de 2023

Foto: Moira P. Petrucci / Câmara de Vereadores

Cirurgião bucomaxilofacial e em seu primeiro mandato como vereador, Marco Aurélio Desessards é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode. Nesta entrevista, vamos conhecer um pouco dos principais desafios em realizar esta primeira experiência política e destacar alguns dos objetivos e conquistas da atual gestão da Casa do Povo.

“Não sou político, eu estou político. Entrei neste meio para incentivar pessoas a se envolverem cada vez mais, pois precisamos de pessoas de bem e comprometidas com a sociedade, que possam contribuir com ela. E é na política que as decisões que impactam a comunidade são tomadas, por isso precisamos de pessoas honestas, que estejam dispostas a doar um pouco do seu tempo e conhecimento em prol da sociedade. Não pretendo ser candidato de novo a vereador, pois sou contrário à reeleição no mesmo cargo, e peço que as pessoas de bem venham para a política, para agregar ao nosso serviço”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode.

 

Principais desafios em ser um representante da comunidade

O principal desafio é fazer, de fato, um trabalho honesto e transparente. Acredito que, acima de tudo, um vereador deve ter honestidade e procuro trazer a mesma transparência que tenho na minha profissão para a minha vivência como vereador. O maior desafio é lidar com os recursos que são do povo. Além da transparência, o desafio é tentar ajudar a população. E devemos fazer isso elaborando projetos que façam a diferença nas comunidades, cobrando do prefeito, do governador, buscando recursos com os nossos deputados, senadores. Temos que buscar a atenção e os recursos estaduais e federais para o município.

 

Como presidente da Câmara, quais os principais objetivos e quais deles já realidade?

Como presidente da Câmara, é preciso entender, primeiro, que ocupar esta função traz uma responsabilidade ainda maior, pois toda a gestão da Câmara passa pelas minhas mãos. Um dos maiores objetivos que eu tinha era trazer a comunidade para a Câmara, para que participasse mais. E uma das maneiras que encontramos e que estamos conseguindo colocar em prática, pela primeira vez na história de Pomerode, é com as Sessões Itinerantes, nos bairros. Já tivemos uma Sessão em Testo Alto e a segunda em Testo Rega. A ideia é levar a Câmara até a comunidade e ouvir mais a população. Esta é uma das conquistas do meu mandato enquanto presidente. Além disso, também a realização de audiências públicas, que trazem ao debate público diversos assuntos, com representantes da comunidade.

 

Como vereador, quais foram as principais conquistas obtidas?

Uma das principais conquistas é ter conseguido fortalecer este elo com a comunidade, com as audiências públicas e com as Sessões Itinerantes. Mas destaco também os recursos que já conseguimos trazer para Pomerode, um deles R$ 250 mil do deputado Silvio Dreveck, para construção da base do Samu de Pomerode, várias emendas da deputada Ângela Amin e do senador Esperidião Amim, que ultrapassam R$ 1 milhão, para turismo, obras, para pavimentação e construção de pontes.

 

Principais conquistas da Mesa Diretora?

Além das conquistas já citadas, cito a nossa gestão econômica. Instalamos a política do papel zero, na qual reduzimos praticamente a zero o consumo de papel, usamos tag com sistema digital. Também aproximamos as conversas com Observatório Social, a fim de ter cada vez mais transparência na Câmara. Teremos um concurso público, seguindo recomendação do Tribunal de Contas, para termos um controlador na Câmara. Estamos na fase de contratação da empresa que fará o concurso. E é um cargo necessário para controle interno de gastos e transparência na Câmara.

Notícias relacionadas