Saúde

Rede Estadual de Saúde do Homem é fundada, em cerimônia em Pomerode

Ato marcou o início oficial das atividades da entidade

1 de abril de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Pomerode, na noite desta quinta-feira, 31 de março, foi lançada a Rede Estadual de Saúde do Homem (Resh), que tem por objetivo dar orientação e conscientizar acerca da importância do cuidado e da prevenção de doenças.

O ato começou por volta das 19h, e foi transmitido ao vivo pelo Jornal de Pomerode. Participaram da cerimônia de lançamento os voluntários que integrarão a Rede, além de autoridades municipais e membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Durante a cerimônia, foi descerrada a Pedra Fundamental, que simboliza a fundação oficial da Resh, além de terem sido repassados dados a respeito da importância de reforçar o cuidado com a saúde masculina, por meio de dados.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Entre os voluntários há médicos, parapsicólogos e profissionais de diversas áreas. Todos com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo em prol da saúde masculina. A iniciativa inédita está sendo liderada por um grupo de cerca de 20 pessoas.

“Porém, sabemos que boa parte dos homens só procura ajuda quando o problema já está mais sério. A rede quer conscientizá-los sobre a importância de se cuidar, assim como a Rede Feminina de Combate ao Câncer faz com as mulheres”, declara o presidente da Resh-SC, Jefferson Zomignan.

De acordo com um levantamento do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa média de vida da população brasileira é de 76,6 anos, sendo que a média feminina é de 80,1 anos e masculina de 73,1 anos.

Além disso, dados da Biblioteca Virtual de Saúde, do Governo Federal, informam que 68% das mortes entre indivíduos de 20 a 59 anos são homens. “Números que poderiam ser diferentes se os homens se cuidassem mais”, avalia o presidente da Resh-SC.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Inicialmente, o trabalho da Resh-SC não será igual ao da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Mas a intenção, segundo Zomignan, é de ter unidades da rede em todas as cidades e trabalhará com o objetivo de prestar informações e orientações ao público, com palestras públicas em empresas e entidades diversas. Nos projetos iniciais estão a cidades de Pomerode, Blumenau, Indaial e Timbó. “A evolução das unidades será de acordo com o planejamento estratégico que elaboramos e também dependerá do número de voluntários que teremos em cada fase. Mas queremos que se torne um movimento relevante e que ajude na conscientização”, enfatiza.

Entre as doenças que mais acometem os homens estão: problemas cardiovasculares, doenças hepáticas, câncer de próstata, de testículo e de pulmão. “A maior parte dessas doenças poderia ser tratada, sem chegar a óbito, se tivessem acompanhamento médico”, salienta.

Notícias relacionadas