Especiais

Realizando sonhos especiais: Apae de Pomerode busca recursos para promover saídas de socialização para seus alunos

Saiba como ajudar a realizar sonhos como conhecer a praia, por exemplo

16 de agosto de 2023

Foto: Divulgação / Apae

Neste mês de agosto, entre os dias 21 e 28, é celebrada em todo o país a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Conectar e Somar para construir a Inclusão”, e a Apae de Pomerode sempre organiza ações especiais, em celebração à semana.

Inclusão, no dicionário, significa o “o ato ou efeito de incluir(-se); introdução de uma coisa em outra, de um indivíduo em um grupo; uma inserção”. Portanto, a inclusão da pessoa com deficiência é o ato de garantir que ela seja incluída na sociedade, nos mais diversos cenários, locais e situações do dia a dia.

Por isso, a Apae de Pomerode busca promover aos alunos saídas para passeios e experiências, a fim de que as pessoas com algum tipo de deficiência possam ter as mesmas vivências que o restante da sociedade.

A professora de educação especial, Neusa Fuchter, explica que uma das ideias da gestão da Apae, pensando no tema da Semana Nacional de 2023, é proporcionar a realização de um sonho em comum de muitos alunos, que é conhecer a praia, andar de bondinho e ir em uma roda gigante.

“Pensando em um trajeto a ser percorrido, pensamos em um local que pode proporcionar tudo isso, chegando à ideia de promover um passeio a Balneário Camboriú. No entanto, precisaríamos de ajuda da comunidade para realizar este desejo tão forte dos nossos alunos, uma vez que a logística envolve custos. Nossa principal necessidade seria para custear o transporte e as entradas dos estudantes das atrações, levando em conta que seriam cerca de 45 alunos a participar”, relata Neusa.

Para contribuir com a realização deste sonho, a comunidade pode ajudar diretamente com doações a Apae, por meio do PIX, colocado ao fim da matéria. Ou ainda, pode doar materiais recicláveis que serão vendidos e o recurso usado para financiar estas saídas de socialização e realização de sonhos.

“A ida à praia é um sonho muito comum aos alunos, já que muitos deles puderam visitar um local assim apenas uma vez na vida, há muitos anos, ou nunca tiveram oportunidade de conhecer uma praia pessoalmente. Outro sonho muito comentado, um desejo grande, é o de realizar um acampamento, pois muitos têm memórias de infância em acampamentos e gostariam de reviver esta experiência”, enaltece Neusa.

Quem deseja ajudar, para tentar realizar estes sonhos dos alunos da Apae, pode entrar em contato diretamente com a direção da instituição, pelo telefone (47) 3387-1666, ou fazer uma doação por PIX: CNPJ (83.788.661/0001-50).

Foto: Divulgação / Apae

Notícias relacionadas