Especiais

Rainha e Cavalheiro, que compartilham uma vida de companheirismo

Rainha e 1º Cavalheiro da 3ª Idade da 39ª Festa Pomerana revelam alegria em representar a Festa e falam sobre a rotina, em Pomerode

9 de março de 2024

Foto: Isadora Brehmer / JP

Pomerode é uma cidade que valoriza quem já batalhou para construir a sua vida e a sua história, enaltecendo também a melhor idade. Por este motivo, a Festa Pomerana também elege, anualmente, durante o evento, a sua realeza da 3ª Idade.

Neste ano, tivemos mais um casal da Melhor Idade integrando a Realeza. Ursula Vieira, de 71 anos, foi eleita a Rainha da 3ª Idade da 39ª Festa Pomerana, e Reinwald Engel, 62, foi escolhido 1º Cavalheiro da 3ª Idade da 39ª Festa Pomerana.

Eles revelam que já haviam participado do concurso em outras oportunidades e Ursula, pela primeira vez, foi eleita Rainha da Festa. Em outras vezes, Reinwald já havia sido Rei e Ursula já foi Princesa da Festa. “Mas indiferentemente de termos participado em outras vezes, a emoção é muito grande. Gostamos muito da festa e sempre aproveitamos muito. Agora temos um motivo a mais”, comenta Ursula.

Os momentos na Festa, inclusive, são parte da história de amor e companheirismo do casal. Ursula era viúva e revela que, em seu primeiro casamento não ia muito à Festa Pomerana. Mas depois que se casou novamente, após cinco anos sozinha, com um homem que gosta da Pomerana, ela também começou a adorar o evento.

“Hoje vamos por vários dias, e ficamos mais tempo para dançar a aproveitar. Gostamos muito de encontrar os nossos amigos, sempre os procuramos quando estamos lá, para conversar, escutar a música, que é boa e passeamos por tudo, pois tudo é interessante”, garante Ursula.

“O que é interessante, também, que os turistas sempre conversam conosco e pedem para tirar foto, quando estamos lá dentro. Desta forma também fazemos novos amigos”, acrescenta Reinwald.

E ainda sobre a eleição como membros da Realeza da 3ª Idade da Festa Pomerana, o casal revela que o sentimento é de felicidade.

“Para mim, é uma grande satisfação estar representando esta Festa tão importante para a nossa cidade. O que mais me atrai nela é que é familiar, vemos crianças, pais, dançando, se divertindo. E passear lá dentro, como realeza, é mais emocionante ainda, pois você se sente parte daquilo, o que é muito bom”, declara Ursula.

“Para nós, o importante foi participar, é um prazer estar lá e dividir tudo isso com nossos amigos, o que vale é estar lá e participar. Quando chamaram nossos nomes, foi uma alegria muito grande”, complementa Reinwald.

O casal guarda, com carinho, outras faixas conquistadas. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

 

Vidas diferentes, unidas na fé e no amor

Reinwald é natural de Pomerode e morou a vida inteira aqui. Começou sua jornada enquanto trabalhador na Porcelana Schmidt. Depois, atuou como autônomo por dois anos e, nos anos 1979/80, começou na Pedrini Plásticos, onde ficou por 22 anos, depois saiu, trabalhou em outra fábrica até se aposentar.

Já Ursula se mudou para Pomerode há 40 anos, vindo de Jaraguá do Sul. Trabalhou um tempo na Malwee e o falecido marido tinha um comércio. Mas sua profissão mesmo era cabeleireira, se aposentou nesta profissão e era o que gostava de fazer, sempre amou trabalhar com isso, criando uma carreira de 22 anos.

E depois de uma vida construída, com filhos e netos, Ursula e Reinwald afirmam que jamais imaginaram ainda vivenciar experiências como estas.

“Quando me mudei para Pomerode, há 40 anos, vindo de Jaraguá do Sul, eu achava os trajes muito quentes, pensava que nunca iria usar, mas hoje visto todos os dias e adoro. Hoje, eu não troco mais Pomerode pela cidade vizinha”, destaca a Rainha da 3ª Idade da 39ª Festa Pomerana.

Em casa, a rotina do casal é baseada no companheirismo, compartilhando os serviços da casa e depois aproveitando de forma tranquila o tempo livre.

“Quando temos tudo pronto, assistimos alguma coisa na TV, ou jogamos algo, adoramos canastra, temos as nossas leituras e atuamos como Ministros na Igreja Católica, nos dedicando a este trabalho. Também não podemos nos esquecer da palavra de Deus e estamos sempre em oração. Visitamos nossos filhos, os netos, passamos um tempo com a família, além de visitar nossa casa de praia”, finaliza.

Ursula e Reinwald continuam representando a Festa Pomerana até a edição de 2025, quando uma nova eleição da Realeza da 3ª Idade será realizada.

Notícias relacionadas