Especiais

Queijo de Pomerode é eleito o melhor da América Latina

O Morro Azul, da Vermont Queijos Especiais, foi o único brasileiro a receber uma medalha Super Ouro

31 de outubro de 2023

Foto: Divulgação

O melhor queijo da América Latina é produzido em Pomerode. Quem atesta é o World Cheese Awards, principal competição de queijos do mundo, que nos últimos dias avaliou produtos de mais de 40 países em Trondheim, na Noruega.

O Morro Azul, da Vermont Queijos Especiais, foi o único brasileiro a receber uma medalha Super Ouro, quando é unânime a avaliação dos jurados sobre a alta qualidade do produto. A empresa recebeu outras cinco medalhas no concurso.

Os queijos semiduros Vale do Testo de 3 e 12 meses receberam medalhas de ouro. O Tomme Vaudoise conquistou a prata e outros dois produtos levaram bronze: o Brebis de Pomerode, de ovelha, e o Queijo 5. A disputa envolveu mais de 4,5 mil inscritos, que foram julgados durante três dias por 264 especialistas, entre queijeiros, queijistas, professores, consultores e importadores, vindos de 38 países diferentes.

— Mais uma vez o Brasil prova que desenvolve queijos à altura dos melhores produtores europeus. Foi muito especial receber 6 medalhas em um concurso tão prestigioso, e repetir pelo segundo ano consecutivo a medalha Super Ouro que nosso queijo autoral Morro Azul recebeu — comemora Juliano Mendes, que ao lado do irmão Bruno, capitaneia a Pomerode Alimentos, produtora dos queijos da Vermont.

— É muito especial representar o Brasil desta forma, no mais importante concurso do mundo, depois de iniciar nossa produção há apenas 6 anos — completa Bruno.

A Vermont Queijo Especiais produz queijos de mofo branco, semiduros, fundidos, fondues, geleias 100% artesanais e méis especiais. A marca pertence à Pomerode Alimentos, adquirida pela família Mendes (criadora da cervejaria Eisenbahn, de Blumenau) em 2013, e que reformulou a linha de produtos, ampliando o portfólio, renovando a identidade visual e reforçando a distribuição.

Notícias relacionadas