- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Primeira “Lua de Sangue” do ano ficará visível nos próximos dias; veja data e horário
Este fenômeno será o primeiro desde novembro de 2022

Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa
Nos próximos dias, o eclipse lunar total de março de 2025 poderá ser visto em toda a América Latina, incluindo o Brasil. Este fenômeno será o primeiro desde novembro de 2022.
De acordo com a Nasa, o eclipse lunar ocorrerá entre os dias 13 e 14 deste mês (próximas quinta e sexta-feira). Durante o evento, a Lua ficará avermelhada, com uma tonalidade que lembra a cor do sangue, daí o nome popular “Lua de Sangue”.
O fenômeno está previsto para iniciar às 00h57min (horário de Brasília) do dia 14, mas sua fase total começará por volta das 03h25min (horário de Brasília).
Este será o momento em que a Terra estará entre o Sol e a Lua e o momento deve durar aproximadamente uma hora e cinco minutos. Durante o evento, a lua irá adquirir tons que variam entre o alaranjado e avermelhado.

Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa
O eclipse atingirá sua fase total por volta de 03h25min (horário de Brasília), com uma duração de aproximadamente uma hora e cinco minutos. Neste período será possível experienciar as mudanças nos tons do satélite natural.
Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser visto a olho nu. Assim, para uma melhor visualização do fenômeno é aconselhado:
- Se afastar das luzes artificiais;
- Buscar lugares mais escuros, como estradas, praias e campos.
Caso as condições climáticas possibilitem um céu limpo, o fenômeno poderá ser visualizado em todo o território nacional.