Especiais

Primata, ameaçado de extinção, viaja de avião e ganha novo lar em Pomerode

Mico-leão-preto, batizado de Benjamin, nasceu no Zoológico de São Paulo em 2016

12 de novembro de 2024

Foto: Divulgação

Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da Latam na última quarta-feira, 6 de novembro, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um macho de mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), espécie ameaçada de extinção, ganhou um novo lar para reprodução e conservação da espécie.

O primata, batizado de Benjamin, nasceu no Zoológico de São Paulo em 2016. Sua transferência para a Fundação Hermann Weege – Zoológico Pomerode, para a formação de um casal reprodutivo, é de extrema importância para a conservação da espécie, cujo número total de indivíduos sob cuidados humanos no mundo é de apenas 84.

A escolha dos casais foi realizada de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, por meio da recomendação do studbook keeper (consultor genealógico), que promove a conservação da espécie pelo estudo da população dos indivíduos sob cuidados humanos.

O objetivo é garantir o tamanho satisfatório, estabilidade demográfica e diversidade genética dos animais.

O transporte foi realizado gratuitamente pela Latam Cargo em voo direto de São Paulo/Congonhas para Navegantes, evitando um deslocamento terrestre entre as instituições de 600 quilômetros, o que reduziu para 1h10 o transporte que levaria em torno de 9 horas.

Notícias relacionadas