Pontos de incêndio são contidos e barricadas liberadas na capital catarinense neste sábado, 19/10
As ações foram controladas e, no final do sábado, as forças de segurança registraram um óbito, sete prisões e duas pessoas ainda estão foragidas
Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
O sábado, 19 de outubro, foi marcado por violência na capital catarinense. Um confronto entre grupos criminosos resultou em incêndios e bloqueios em pelo menos 17 locais de vias públicas na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina.
O governo estadual acredita que a situação, que começou na tarde deste sábado, 19 de outubro, é fruto de uma luta por domínio territorial.
Segundo vídeo publicado no perfil oficial do Governador Jorginho Mello, houve sete prisões, uma morte e dois foragidos.
Aqui bandido não se cria! Santa Catarina é terra de gente honesta. Todos focos de vandalismo na Grande Florianópolis foram resolvidos pelas forças de segurança. pic.twitter.com/ZOAIk4vBsE
— Jorginho Mello (@jorginhomello) October 19, 2024
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SES) informou que as forças de segurança se mobilizaram para lidar com as ocorrências na área.
Vários veículos foram incendiados e barricadas feitas com entulhos e pneus foram erguidas em estradas nas cidades vizinhas à capital. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado controlou os incêndios e liberaram as vias.
O policiamento foi intensificado nas áreas mais afetadas, com a presença de equipes das Polícias Militar e Civil, além do suporte do Corpo de Bombeiros Militar. Desde o início da crise, diversas operações têm sido realizadas para conter os atos de violência.
Para conter as ações a Polícia Civil de Santa Catarina ativou um gabinete de crise, que conta com a colaboração da Diretoria de Inteligência, da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, e das Coordenadorias de Operações e Recursos Especiais (CORE) e de Operações com Cães (COPC), além da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e das Delegacias de Combate ao Crime Organizado.