Saúde

Pomerode registra aumento na incidência de câncer

Segundo dados da Secretaria de Saúde, os casos de pacientes diagnosticados dobraram entre os anos de 2012 e 2014

5 de março de 2015

A data de 15 de fevereiro é considerada o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil e serve para despertar a conscientização da população sobre o problema e valorizar a luta das crianças para superar a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos cerca de 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. 

Atualmente, a doença é a causa número um das mortes de pessoas nessa faixa etária. No entanto, o diagnóstico precoce pode ser a chave para reverter esse quadro. Por isso, os pais devem sempre estar atentos a quaisquer mudanças na saúde dos filhos, prestando atenção em alguns sintomas que podem estar associados ao câncer. Alguns deles são palidez, manchas roxas sem relação com machucados, febre, dor abdominal e urina com sangue, entre outros. 

Se ocorrer surgimento desses e de outros sintomas incomuns, é fundamental a consulta e acompanhamento do pediatra. Já no caso de confirmação da doença, o acompanhamento médico para o tratamento adequado do câncer é fundamental. Além disso, o cuidado psicológico não pode deixar de existir, tanto para as crianças quanto para os pais, para que todos lidem com a situação da melhor maneira possível.

Casos de Câncer em Pomerode – Em Pomerode, a incidência de câncer vem aumentando anualmente. De acordo com dados da Secretária de Saúde do Município, os casos de oncologia encaminhados ao Hospital Santo Antônio em 2012 entre clínicos e cirúrgicos somam 65. Em 2013 o número subiu para 104. No ano seguinte, em 2014 o registro foi de 143 casos e em 2015, os meses de janeiro e fevereiro somam 15. As informações abrangem todas as faixas etárias.

Notícias relacionadas