Saúde

Pomerode alcança 100% de cobertura vacinal contra a Poliomielite

Conquista foi comemorada pela área da saúde

23 de setembro de 2022

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, Pomerode alcançou mais uma marca expressiva no combate à Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. O município conseguiu vacinar 100% das crianças de um a quatro anos completos, público alvo da campanha.

Em números absolutos, isso representa 1.686 crianças, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. No entanto, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, este número ainda pode se estender, por diversos motivos, como crianças completando um ano adiante ou alguma família que esteja chegando ao município.

Mesmo assim, ter sido o primeiro município da região a chegar aos 95% de cobertura vacinal, meta preconizada pelo Ministério da Saúde, e chegar aos 100% das crianças vacinadas é motivo de comemoração para a saúde de Pomerode.

“Estamos muito contentes, muito felizes com a adesão, falando inclusive em nome da gestão, também. Temos muito a agradecer a todos que vieram, que atenderam ao nosso chamado, e também aos nossos parceiros, à Educação, ao Rotary, e deixar um carinho muito especial as nossos colegas. Desde o dia 20 de agosto, que foi o dia D de vacinação, eles trabalharam na busca ativa destas crianças, ligando, reforçando, orientando. Muitas vezes, com algumas famílias, foi necessário entrar em contato mais de uma vez. E também agradecer aos agentes comunitários, que também foram nas casas e pediram para as pessoas virem. Então, foi muito importante, tenho muita gratidão a todos que fizeram parte desta campanha, de alguma forma”, enaltece Simone Steffens, gerente de Vigilância Epidemiológica.

No entanto, conforme citado acima, pode haver novas crianças que entram no grupo do público-alvo. A Campanha vai até o dia 30, portanto, se houver uma criança ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde. A vacinação ainda não parou e a Secretaria de Saúde continua na busca, para verificar se ainda há crianças que precisam da vacina.

 

Ação especial do Rotary

O Rotary Club de Pomerode Nossa Pequena Alemanha, se engajou na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, por meio de uma ação especial, que consiste em sortear prêmios às crianças que estiverem com o esquema vacinal completo durante o período da Campanha Vacinal.

Foram sorteados 162 prêmios entre as crianças que completaram este esquema vacinal e estes prêmios já estão sendo entregues aos ganhadores.

Notícias relacionadas